Cidades do Centro e Castilla y León acordam em Viseu estratégia conjunta

Novo projeto de cooperação foi hoje acordado, em Viseu

As cidades portuguesas de Aveiro, Coimbra, Viseu, Figueira da Foz e Guarda e espanholas de Salamanca, Ciudad Rodrigo e Valladolid acordaram hoje, numa reunião em Viseu, o lançamento de um novo projeto de cooperação inter-regional e interurbano, a candidatar ao novo ciclo de financiamento comunitário.

A parceria, intitulada “rede CENCYL”, centra-se numa estratégia de promoção económica conjunta. Assume como principais apostas o desenvolvimento do transporte internacional de mercadorias (viário e ferroviário), a organização de um produto turístico transfronteiriço baseado no património cultural, o desenvolvimento urbano sustentável e o empreendedorismo jovem.

Na estratégia acordada, as cidades desta rede das regiões do Centro de Portugal e de Castilla y León assumem a realização de uma ação conjunta de lobby que influencie positivamente o investimento na rede de transportes e logística dos seus territórios.

As estruturas portuárias das duas regiões integram também o projeto de cooperação.

À margem da reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, saudou “a visão estratégica conjunta das cidades desta rede, no mesmo dia em que o Governo português tornou público o avanço de uma candidatura para estudar a ligação ferroviária Aveiro - Salamanca”. “A cooperação das cidades é um trunfo na afirmação desta grande região ibérica nos planos nacionais e europeu. Estamos a construir pontes para o investimento, para a economia e para o emprego.”

O projeto de cooperação da rede de cidades das regiões do Centro e de Castela e Leão representa um investimento conjunto de 1,3 milhões de euros.