Município de Viseu lança 1º pacote de medidas pró-natalidade e de apoio às famílias numerosas

O Presidente do Município de Viseu, Almeida Henriques, apresentou hoje o 1º pacote de medidas municipais pró-natalidade e de apoio às famílias numerosas de Viseu. São 20 medidas que visam instituir no concelho uma política com efeitos no aumento da natalidade, na qualidade de vida, na conciliação da vida profissional com a vida familiar e na coesão social.

A habitação foi um dos domínios considerados nestas medidas e, assim, será aplicada uma redução do IMI sobre imóveis para famílias numerosas e será disponibilizado um serviço domiciliário para pequenas reparações domésticas dirigido a famílias numerosas de baixos rendimentos, a cargo da empresa municipal Habisolvis.

Bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas, a introdução de “bilhetes de família” em todas as estruturas, eventos e ofertas culturais e desportivas municipais, a criação dos “bilhetes de família” também no Serviço de Transportes Urbano de Viseu e descontos com o número de elementos da família nos passes mensais são outras das medidas apresentadas. A gratuitidade de refeições escolares e das taxas e mensalidades nas Piscinas Municipais a partir do 3º filho são outros exemplos integrados no pacote.

A apresentação destas medidas teve lugar na conferência “A crise da natalidade e o futuro do País: temos respostas?”, que se realizou na Pousada de Viseu numa organização do Correio da Manhã, em parceria com o Município. Almeida Henriques identificou a crise da natalidade como o “problema estrutural número 1 do país e do desenvolvimento territorial que afeta particularmente as regiões do interior”. O Presidente da Câmara destacou ainda que este é “um passo mais no fomento da qualidade de vida em Viseu”.

Consulte aqui o 1º Pacote de Medidas Municipais Pró-Natalidade e de Apoio às Famílias Numerosas.