Festival de Música da Primavera traz a Viseu centenas de músicos de várias nacionalidades

A 8ª edição do Festival de Música da Primavera de Viseu arranca este domingo, 29 de março, e prolonga-se até 26 de abril. Durante cerca de um mês, Viseu recebe centenas músicos de várias nacionalidades.

Com o Festival, Viseu recebe também a primeira edição do Concurso Internacional de Piano.

O evento traz mais de duas dezenas de concertos e as principais linhas programáticas da 8º edição do Festival de Música da Primavera incidem na Música Antiga, Música Clássica e Música Contemporânea. Do programa destaca-se desde logo o concerto de abertura “Requiem de Verdi”, a 29 de março, às 16 horas, na Sé, com a Orquestra do Norte, Coros da Capella Maiorquina e Ensemble Vocal Pró Música. Destacam-se ainda o concerto do acordeonista francês no dia 10 de abril, a performance da pianista americana Sara Daneshpour, a 15 de abril, sob o cenário do Solar do Vinho do Dão, e a final do concurso internacional de piano, a 25 de abril, no Viriato Teatro Municipal.

Para o 1º Concurso Internacional de Piano, está já confirmada a participação de músicos de vários países, como Holanda, Roménia, Rússia, Japão, China, Geórgia, Itália.

Tal como nas edições anteriores, o Festival de Música da Primavera terá como cenário vários palcos da cidade como a Sé, o Viriato Teatro Municipal, a Câmara Municipal de Viseu, o Solar do Vinho do Dão, o Museu Grão Vasco, entre outros.

O Município de Viseu, no âmbito do programa Viseu Terceiro, apoia a organização do 8º Festival de Música da Primavera com 65.490,00 €. Este é um evento que reforça a agenda educativa e cultural de Viseu, atuando na formação de jovens músicos, dando a conhecer novos talentos e oferecendo à população e a visitantes uma programação de eventos musicais de qualidade.

Toda a programação do Festival está disponível em www.primavera-viseu.pt.