Programa do Centenário do Museu Nacional Grão Vasco apresentado esta sexta-feira

Apresentação será presidida pelo Ministro da Cultura

Terá lugar na próxima sexta-feira, 8 de Janeiro, pelas 11H30, a apresentação pública do programa comemorativo do Centenário do Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), em Viseu.

O ato será presidido pelo Ministro da Cultura, João Soares, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, e do Diretor do Museu, Agostinho Ribeiro, entre outros responsáveis e parceiros na programação.

As comemorações do centenário do MNGV, da responsabilidade do Museu e da Direção-Geral do Património Cultural, têm o apoio do Município de Viseu e da Fundação Millenium BCP.

O Museu Grão Vasco foi instituído a 16 de março de 1916, com instalação inicial nas dependências da Sé de Viseu. Em 1938 conheceu a sua morada atual. Foi diretor fundador Almeida Moreira. Foi elevado ao estatuto de “Museu Nacional” a 18 de maio de 2015. Hoje, tem 22 peças classificadas como “Tesouro Nacional”, 19 das quais com a assinatura de Vasco Fernandes.