Execução dos projetos vencedores do 2º Orçamento Participativo arranca hoje

Entidades parceiras assinaram protocolos de cooperação e têm agora um ano para implementar os projetos vencedores

Arrancou hoje a nova etapa do 2º Orçamento Participativo de Viseu, respeitante à execução dos projetos vencedores. O ato foi assinalado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10H30, com a assinatura de acordos de cooperação entre o Município de Viseu e as entidades parceiras.

A partir de hoje, as entidades envolvidas terão um ano para proceder à implementação dos projetos que lhes foram acometidos. Também nesta cerimónia foram entregues as primeiras comparticipações financeiras, cerca de 40% do orçamento total, à Associação Grão Vasco e ao Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros, associações responsáveis pela execução de dois projetos vencedores, “Laços de Comunidade” e “Escola de Artes de Silgueiros”, respetivamente.

“As freguesias foram o pilar do desenvolvimento da segunda experiência do Orçamento Participativo e são agora os protagonistas na sua execução ou no seu acompanhamento”, adiantou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques. “Com a assinatura destes acordos de cooperação para a execução dos sete projetos vencedores honramos os mais de 800 cidadãos que apresentaram 202 propostas e as debateram e trabalharam coletivamente em assembleias participativas”.

São parceiros do Município de Viseu nestes protocolos de cooperação as Juntas de Freguesia de Orgens, Repeses e São Salvador, Campo, Ribafeita, Abraveses, São João de Lourosa e Silgueiros, assim como a Associação Grão Vasco e o Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros (GRUTEA).

No decorrer da cerimónia, o Presidente da Câmara anunciou ainda que as obras de reabilitação nas 8 casas do Bairro Municipal, projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu, já estão concluídas. Brevemente, será realizada uma visita ao local para assinalar aquele que é o primeiro projeto da comunidade a ser concluído.