Município de Viseu anuncia o seu 1º Orçamento Participativo Jovem e Escolar

Jovens alunos do Ensino Secundário e Superior protagonizam 3º Orçamento Participativo de Viseu. Orçamento é reforçado para 250 mil euros e projeto arranca ainda este ano letivo.

O 3º Orçamento Participativo de Viseu já está em fase de preparação e traz consigo grandes novidades. Nesta edição, o Município de Viseu alarga a experiência participativa e democrática à comunidade escolar, promovendo o 1º Orçamento Participativo e Escolar do concelho. À semelhança das edições anteriores, a dotação orçamental é reforçada, sendo assim disponibilizado um valor total de 250 mil euros.

O 3º Orçamento Participativo desafia os jovens com mais de 16 anos, alunos do Ensino Secundário e Superior, a trabalhar em conjunto na apresentação de propostas que transcendam os interesses do seu meio escolar, numa lógica de intervenção e benefício da comunidade em geral.

“Queremos desafiar as escolas, os professores e os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior de Viseu a fazer deste Orçamento Participativo uma escola de cultura democrática e de cidadania responsável”, salientou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, durante a assinatura dos protocolos de cooperação para a execução dos projetos vencedores do 2º Orçamento Participativo, que teve lugar hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os projetos serão unicamente desenvolvidos nas escolas, no entanto, a fase de votação será aberta a toda a comunidade, viseenses e amigos de Viseu, tal como se sucedeu nas duas últimas edições.

Nesta primeira etapa, a equipa do Orçamento Participativo reunirá com as escolas e agrupamentos para a definição de uma metodologia de trabalho, adequada a cada caso. Neste sentido, o novo Orçamento Participativo terá um calendário para 2016 e 2017, ajustado segundo o plano de atividades escolar, prevendo-se a sua conclusão antes da fase de exames do próximo ano letivo e do período eleitoral autárquico de 2017.