Festival de Música da Primavera toma os palcos de Viseu, de 8 a 30 de abril

9ª edição apresenta um programa com quase três dezenas de concertos e quatro centenas de músicos de várias nacionalidades. Iniciativa promove ainda o 2º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, masterclasses e concertos pedagógicos

Durante o mês de abril, o Festival Internacional de Música da Primavera irá invadir os palcos da cidade-jardim, levando a excelência musical e novas melodias a vários públicos. A iniciativa irá decorrer de 8 a 30 de abril e terá lugar em doze palcos e salas da cidade, com destaque para o Viriato Teatro Municipal, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e o Solar do Vinho do Dão.

Cerca de três dezenas de concertos, da música antiga à contemporânea, e perto de quatro centenas de músicos compõem um programa diversificado e de qualidade excecional. Para além dos talentos da cidade e do país, Viseu recebe doze músicos internacionais que irão brindar o público com atuações de guitarra, piano, bandoneon e saxofone.

Também nesta edição, o Festival promove o 2º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, que junta para já concorrentes de seis nacionalidades, desde Espanha a Hong Kong. O concurso realiza-se entre os dias 26 e 30 de abril e os prémios a atribuir têm o valor total de 14 mil euros. O primeiro classificado, para além do prémio monetário, terá ainda oportunidade de atuar na edição 2017 do Festival, assim como em três festivais internacionais de guitarra, em Paris, Sevilha e Bratislava. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas na página web do Festival, em www.musicadaprimavera.pt.

O evento contempla também uma vertente pedagógica, proporcionando o contacto com o universo musical a públicos específicos, desde crianças aos seniores. Mais de 500 pessoas serão abrangidas por este projeto, assim como várias instituições viseenses, entre elas o Estabelecimento Prisional de Viseu, o Lar Viscondessa de São Caetano, a APPACDM, a ala pediátrica do Hospital de São Teotónio e seis escolas do 1º ciclo da cidade.

A edição 2016 do Festival da Primavera aposta novamente na formação e qualificação de jovens alunos, músicos profissionais e docentes, trazendo a Viseu treze professores de música para ministrar masterclasses e wokshops nas áreas de guitarra, saxofone, canto, percussão e guitarra portuguesa, contando igualmente com uma maioria de tutores internacionais. As inscrições podem ser realizadas na página web do Festival.

O Festival arranca com a prata da casa, num concerto que reúne na Aula Magna do IPV, pelas 21 horas, a Orquestra Juvenil de Viseu e o Coro Misto do Conservatório. De destacar ainda o concerto dos laureados do Concurso de Instrumentistas do Conservatório Regional de Música de Viseu, que terá lugar a 10 de abril, no Museu Nacional Grão Vasco. Após a fase de provas musicais, a excelência musical e o mérito serão premiados. Dos mais de 500 alunos de música que frequentam a instituição, o Conservatório irá premiar 42 alunos, nas mais variadas categorias e escalões, e atribuir menções honrosas a outros 44 talentos.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o Festival de Música da Primavera eleva bem alto a excelência e qualidade musical dos nossos músicos e talentos do concelho, mas também do país”. “Esta iniciativa made in Viseu é uma aposta já consolidada, que vem reforçar a agenda cultural da cidade e oferecer a todos os viseenses e amigos de Viseu performances de qualidade.”

O 9º Festival Internacional de Música da Primavera é organizado pela Proviseu/Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão. O projeto é apoiado pelo Município de Viseu, no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura “Viseu Terceiro”, com uma dotação financeira de cerca de 87 mil euros.

Toda a programação em www.musicadaprimavera.pt.