Viseu acolhe XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

“Encruzilhadas para a participação, cooperação e paz” é o mote do encontro que decorre em Viseu, de 8 a 10 de abril. São esperados mais de 100 participantes e 40 oradores

A cidade de Viseu será palco das XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, entre os dias 8 e 10 de abril. “Encruzilhadas para a participação, cooperação e paz” é o tema do encontro, organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Município de Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

Durante dois dias, quarentar oradores, nacionais e de outros países como Espanha e França, protagonizam conferências, apresentações, debates e oficinas em torno da educação ambiental. O papel dos jovens na construção de sociedades mais sustentáveis, uma cidadania focada no respeito ambiental, os projetos e desafios para a cooperação nacional e internacional, assim como os princípios e valores da Carta da Terra e o seu papel na educação para a paz orientam as comunicações e intervenções das Jornadas. A iniciativa terá como palco principal a ESEV e conta, para já, com mais de 100 inscrições.

Para além da partilha de conhecimentos, experiências e investigações, as Jornadas visam apelar à envolvência da comunidade na defesa do ambiente, nomeadamente os jovens, dotando-os de informações e ferramentas indispensáveis a uma atitude cívica sustentável e responsável.

A 10 de abril, as Jornadas promovem atividades fora de portas. Um Ecomercado instala-se no Mercado 2 de Maio, entre as 10 horas e as 18 horas, com várias iniciativas e atividades que celebram o ambiente, desde um mercado com produtos da terra a artesãos ao vivo, exposições, jogos tradicionais e animação cultural. Haverá também lugar a uma visita guiada e gratuita pela cidade, com início pelas 10 horas, um desfile de moda ecológico, às 15 horas, e uma oficina com Gabriel Silva, pelas 16H30, de participação livre.

Participam do painel de abertura, a 8 de abril, pelas 14H30, o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, a Coordenadora do grupo de missão governamental para o desenvolvimento do interior, Helena Freitas, o Presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, e o Presidente da ESEV, João Paulo Balula. Também o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, marcará presença na sessão de encerramento das Jornadas.

As inscrições para a participação nas Jornadas de Educação Ambiental decorrem até 3 de abril e podem ser efetuadas aqui.

Para mais informações sobre o programa, consulte a página web das Jornadas.