Viseu acolhe exposição “Figuras, Figurinhas e Figurões” do cartoonista António

Inauguração tem lugar amanhã, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, recebe a partir de amanhã a exposição “Figuras, Figurinhas e Figurões” do cartoonista português António. A inauguração terá lugar pelas 11 horas e a exposição estará patente no edifício municipal até 8 de outubro.

“Figuras, Figurinhas e Figurões” surge no âmbito das comemorações dos 90 anos do jornal “Gazeta das Caldas”. A iniciativa é também um hino aos 40 anos de carreira de António, dando a conhecer uma seleção dos mais de 2 mil trabalhos que o cartoonista desenvolveu enquanto colaborador do jornal “Expresso”.

Nesta exposição destacam-se algumas das suas criações mais notórias, como o seu primeiro cartoon, datado de 16 março de 1974, no diário lisboeta “A República”, que coincidiu com o Golpe das Caldas.

Entre outras obras, estão ainda presentes os famosos “Figurões”, um trabalho concebido por António, em 2015, para a Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. Nesta 1ª edição da coleção foram retratadas grandes figuras nacionais e internacionais como Mário Soares, Eusébio, Papa Francisco, Barack Obama e Angela Merkel.

A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8H30 e as 19 horas, e ao sábado, das 12 às 19 horas.

Sobre António

Natural de Vila Franca de Xira, António Antunes, mais conhecido por “António”, é considerado o mais prestigiado e premiado cartoonista português. Para além do cartoon, o artista dedica-se também ao design gráfico, à escultura e à medalhística, tendo sido formador no curso de Caricaturista/Ceramista no CENCAL, nas Caldas da Rainha. Realizou já várias exposições exposições individuais em Portugal e além-fronteiras. É diretor do World Press Cartoon desde a sua fundação, em 2005.