Jornadas Europeias do Património proporcionam mais de 40 atividades em Viseu

Evento decorre de 22 a 25 de setembro. Museus Municipais são o palco principal do evento

Subordinadas ao tema “Comunidades e Culturas”, as Jornadas Europeias do Património têm lugar nos dias 22, 23, 24 e 25 de setembro nos Museus Municipais de Viseu e contam com uma diversidade de atividades gratuitas para todos os públicos e idades.

No dia 22, quinta-feira, o dia começa com a conversa “Ensinar com os Museus”, na Quinta da Cruz. Da parte da tarde há visitas guiadas na Casa de Lavoura e Oficina do Linho, na Casa da Ribeira, na Coleção Arqueológica José Coelho, no Museu Almeida Moreira e no Museu do Quartzo.

Na sexta-feira, dia 23 de setembro, há visitas guiadas e animadas aos Museus, para além de uma multiplicidade de atividades: “Vamos fazer um tapete”, “Fotógrafo por um dia”, “Patrimonopólio” e “Observação de aves” são algumas delas e prolongam-se durante todo o dia. Há também lugar para conversas e cinema. Pelas 20H30, falar-se-á das “Memórias da Ribeira”, na Casa da Ribeira e pelas 21 Horas, no Museu Almeida Moreira, haverá cinema: “Viseu nos anos 30”.

No dia 24, sábado, há visitas guiadas e animadas durante todo o dia, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Simultaneamente, decorrerão atividades como, por exemplo, “Caça ao tesouro” e “A arte da lã”. Pelas 15 horas é a vez da conversa “Património natural e geológico em Portugal”, no Museu do Quartzo, e pelas 17H30 é a inauguração da exposição “Fernando Lanhas: Fragmentos – Algumas obras na Coleção de Serralves”, na Quinta da Cruz.

No dia 25, domingo, as visitas guiadas mantêm-se assim como as atividades durante todo o dia. “Flores dos Namorados” e “Olaria” são algumas das que decorrerão na Casa da Ribeira e “Cultura gera cultura” é a conversa que acontecerá na Quinta da Cruz, pelas 16 Horas.

Durante o fim-de-semana, dias 24 e 25, o comboio turístico fará visitas pela cidade-jardim, que começarão pelas 15H, 16H e 17H. O ponto de encontro é no Rossio.

A participação nas atividades não carece de inscrição prévia e basta aparecer no local para fazer parte das mesmas.

O Município de Viseu associa-se às Jornadas Europeias do Património, respondendo ao desafio e objetivo da Direção Geral do Património Cultural em “compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) que contribuem para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões”.

Consulte o programa completo das Jornadas Europeias do Património aqui.