Inscrições para a 11ª edição da Atividade Sénior arrancam esta segunda-feira

Programa municipal de desporto sénior inicia a 30 de janeiro. Inscrições decorrem junto dos promotores locais e juntas de freguesia

A Atividade Sénior de Viseu está de regresso em 2017 e o período de inscrições arranca já esta segunda-feira, 16 de janeiro. Depois de alcançar um registo histórico de participantes em 2016 – 2220 inscritos no total - o programa de desporto inicia a sua 11ª edição no final do mês de janeiro e renova a aposta na promoção de um estilo de vida saudável e ativo junto da sua comunidade sénior, com uma oferta diversificada de atividades e modalidades.

A partir de segunda-feira, as inscrições podem ser realizadas junto dos promotores locais ou nas Juntas de Freguesia da respetiva área de residência. Poderão participar seniores residentes no concelho, com idade igual ou superior a 55 anos. A ficha de inscrição encontra-se também disponível online para preenchimento, ainda que a sua entrega tenha que ser efetuada nestes mesmos locais.

Nesta primeira semana, até 20 de janeiro, as inscrições são reservadas apenas aos participantes da edição anterior, de 2016, que manifestem interesse em renovar a sua permanência no programa. Os dias 16 e 17 estão reservados aos praticantes que pretendem manter-se no mesmo grupo, sendo que os interessados em mudar de grupo devem fazê-lo nos dias 18 a 20.

O prazo de inscrições estende-se aos novos interessados a partir de 23 de janeiro e prolonga-se até 29 de setembro. Também os promotores locais que desejem integrar o programa da Atividade Sénior podem já inscrever-se, entregando a respetiva candidatura no Pavilhão Cidade de Viseu.

A Atividade Sénior é um programa desportivo da organização da Câmara Municipal de Viseu e que conta com o apoio de dezenas de parceiros, associações e instituições locais. Nas últimas edições, o programa registou um aumento significativo de participantes, fruto de medidas que vão de encontro às recomendações da Organização Mundial de Saúde, mas que procuram também dar resposta à condição física e necessidades específicas dos participantes.

São exemplos dessas medidas o incremento do número de praticantes de 3 aulas semanais, de 150 minutos, assim como a segmentação de participantes por níveis de aptidão física e funcional – muito ativos, ativos, menos funcionais, frágeis e muito frágeis - e por patologias, como é o caso dos Diabéticos Tipo 2, que beneficiam de aulas gratuitas.

A edição 2017 da Atividade Sénior arranca já no dia 30 de janeiro, com uma mega aula inaugural no Pavilhão Cidade de Viseu.

Toda a informação, nomeadamente fichas de inscrição e condições de participação estão disponíveis aqui.