“Mobilidade” é tema central de debate esta quarta-feira em Viseu

Workshop temático integra “Smart Cities Tour 2017” e realiza-se no Solar do Vinho do Dão

A “Smart Cities Tour 2017” chega a Viseu esta quarta-feira, dia 17 de maio, para debater a temática da “Mobilidade”. O workshop terá lugar no Solar do Vinho do Dão, a partir das 9H30.

A iniciativa é promovida pela Secção de Municípios “Cidades Inteligentes”, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com a NOVA Information Management School, no âmbito do projeto “NOVA Cidade”, e conta ainda com o apoio da PT.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Secção de Municípios “Cidades Inteligentes”, Almeida Henriques, participa da sessão de abertura.

Este é o quinto e último workshop da tour, lançada no início do ano, que visa analisar e debater o estado das cidades inteligentes do país e os desafios futuros, através da partilha de experiências, conhecimentos e projetos concretos nas mais variadas áreas, entre elas a governação, energia, sociedade e qualidade de vida, mobilidade, economia e inovação.

Em Viseu, especialistas e empresas debatem a mobilidade, nomeadamente a gestão de estacionamento, tráfego e frotas, o uso da bicicleta, os veículos eco eficientes e os sistemas de mobilidade integrada, numa altura em que o Município de Viseu avança com um novo modelo de mobilidade concelhia – o MUV.

O workshop terminará com uma sessão de ideação onde todos os presentes são convidados a participar do desenho de um roadmap temático e contribuir assim para a construção de soluções concretas na mudança de paradigma das cidades portuguesas, rumo a uma cultura de inteligência urbana.

Os resultados destes workshops da “Smart Cities Tour 2017” serão apresentados no próximo mês de junho, na Conferência Internacional ZOOM Smart Cities, na qual participarão alguns dos mais importantes especialistas nacionais e internacionais em matéria de cidades inteligentes.

Programa completo aqui.