Exposição comemorativa dos 15 anos da Biblioteca D. Miguel da Silva é inaugurada amanhã, 20 de maio

Exposição reúne valioso espólio secular que poderá ser visitado até 26 de agosto. 

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva inaugura amanhã, dia 20 de maio, pelas 11H30, uma exposição comemorativa do seu 15º aniversário. A exposição revisita o percurso da “Casa dos Livros” e reúne documentos históricos, arquivos de publicações periódicas, uma timeline dedicada aos 153 anos de Biblioteca pública de Viseu e convida à reflexão sobre o seu papel na construção de conhecimento. 

A constituição da Biblioteca pública de Viseu, em 1864, permitiu a criação do Fundo Antigo da Biblioteca que, no seu acervo, agrega documentos anteriores a 1820. Desde a sua inauguração, em 2002, que a “Casa dos Livros” é guardiã deste valioso espólio documental, que será agora apresentado ao público e estará patente no espaço até 26 de agosto. 

Entre os documentos exibidos na exposição destaca-se o livro “A Virtuosa Benfeitoria”, um manuscrito em pergaminho da primeira metade do século XV, atribuído a D. Pedro e Frei João Verba, mas também os Forais Manuelinos de Viseu (1513) e Povolide (1514), e um Catecismo Pequeno de D. Diogo Ortiz, datado de 1504. 

Destaque ainda para obra “Catena Aurea Super Quattuor Evangelistas”, o mais antigo documento impresso presente na exposição, tendo sido impresso em 1482, em Veneza, por Hermann Liechtenstein e Johann Hamman. 

A exposição será constituída por quatro núcleos distintos. O primeiro será dedicado ao tema do estudo e do conhecimento e inclui uma instalação que dá destaque a duas telas pintadas. Já o segundo núcleo dedica-se aos Tesouros do Fundo Antigo, o terceiro foca-se nos 15 anos da Biblioteca e, por fim, o quarto núcleo apresenta um acervo dedicado às publicações periódicas, entre 1848 e 1992.