Arranca hoje a votação para o 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu

62 projetos finalistas concorrem a 250 mil euros. Votação decorre online, por SMS e presencialmente, até 28 de abril

O 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu inicia hoje, 14 de março, a fase de votação. São 62 projetos finalistas, de 13 escolas participantes, que concorrem a um orçamento de 250 mil euros.

Se a apresentação de propostas foi restrita às escolas de ensino secundário, profissional e superior, agora a votação é universal, pelo que toda a comunidade é convidada a conhecer os projetos, a votar e decidir, até ao próximo dia 28 de abril.

“Chegou o momento mais aguardado do Orçamento Participativo. Desafio toda a comunidade e amigos de Viseu a votar e a decidir quais os projetos que querem ver executados”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Há vários meios de votação à disposição e cada pessoa, com idade superior a 16 anos, poderá votar até um máximo de 7 projetos. O voto por SMS gratuito, para o nº 4343, com o texto “OP (espaço) nº do projeto”, é um dos meios possíveis. Quem quiser votar em mais do que um projeto, terá que enviar uma mensagem individual para cada um.

Além disso, a votação decorre também online, na plataforma Viseu Participa, em www.viseuparticipa.pt, onde o acesso é possível através de registo de email ou conta de Facebook.

Presencialmente, será também possível votar nos projetos a concurso, mediante a apresentação do cartão de cidadão. A partir de amanhã, três pontos de voto fixo estarão disponíveis na cidade: no Atendimento Único da Câmara Municipal de Viseu, no Centro Municipal da Juventude (Escadinhas de Santo Agostinho) e na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Complementarmente, um roteiro de assembleias de voto irá passar pelas 13 escolas participantes.

O orçamento máximo por projeto é de 25 mil euros, sendo que cada escola poderá arrecadar um ou mais projetos vencedores até um montante acumulado máximo de 40 mil euros.

Este é o 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu e o 3º Orçamento Participativo do concelho. As escolas secundárias, profissionais e superiores de Viseu foram o principal público-alvo desta edição, respondendo ao desafio de apresentar propostas de intervenção no concelho de Viseu. Numa fase inicial, a comunidade escolar submeteu 78 propostas. Depois de analisadas pelos serviços municipais, apenas 11 propostas foram consideradas “não elegíveis” e outras cinco foram objeto de fusão pelo seu âmbito semelhante ou complementar, resultando agora em 62 projetos a votação. “O 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu originou 62 projetos finalistas.

É um resultado positivo e que premeia a iniciativa das escolas de Viseu. Há sementes muito promissoras de cidadania e participação coletiva democrática na juventude local”, sublinha o Presidente da Câmara.

Todos os projetos estão disponíveis na íntegra em www.viseuparticipa.pt.