Natalidade e famílias numerosas lançam debate público em Viseu

 

Seminário reflete políticas de família internas e externas e conta com a participação de especialistas de Itália e Letónia. Encontro decorre a 17 de março, no Hotel Montebelo

A natalidade e as famílias numerosas em Portugal voltam a reunir em Viseu diversos oradores e especialistas, na terceira edição anual do seminário dedicado à temática.

Em 2017, a iniciativa, da organização conjunta do Município de Viseu e do Correio da Manhã, lança a debate público uma nova questão – “Podemos ambicionar uma nova geração de políticas?” – e conta no seu painel com a participação de oradores internacionais, vindos de Itália e da Letónia, da especialista em Políticas de Família, Rosário Carneiro, e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O seminário terá lugar no próximo dia 17 de março, sexta-feira, no Hotel Montebelo, em Viseu, a partir das 14 horas, participando da sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o Diretor do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro.

As inscrições decorrem online, no portal do Município de Viseu, em www.cm-viseu.pt, até 16 de março.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “Viseu é, por estes dias, centro do debate nacional das políticas de apoio à natalidade e às famílias numerosas. Este é já um seminário anual de referência na reflexão e no debate público em torno destas temáticas”.

O evento propõe a análise de perspetivas internas e externas em torno das políticas de família e de apoio a famílias numerosas e os seus principais desafios atuais e futuros. Luciano Malfer, da Agência para a Família de Trentino, Itália, e Laura Blusa, da organização não-governamental Babyroom, de Latvia, Letónia, são oradores convidados do primeiro painel, pelas 15H45.

Num segundo painel, dedicado à análise do futuro das políticas portuguesas, participam da mesa-redonda o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Rita Mendes Correia, Presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, e António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

“O apoio às famílias com filhos e o estímulo à natalidade são compromissos prioritários na “Melhor Cidade para Viver”. A qualidade de vida e o bem-estar de todos são a força motriz no desenvolvimento local e regional”, salienta Almeida Henriques.

Recorde-se que, em 2016, o Município de Viseu conquistou a bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Os sinais de recuperação da natalidade em Viseu são também visíveis nos últimos dois anos. No ano passado, Viseu foi o concelho do distrito com um maior número de nascimentos (958), mais 89 face a 2014, registando um aumento consecutivo. No total, perto de 2500 bebés nasceram no distrito de Viseu em 2016.

Entre as principais medidas do pacote pró-natalidade e de apoio às famílias numerosas do município, destaque para desconto de IMI para famílias numerosas, o tarifário reduzido de água e saneamento, a gratuitidade de refeições escolares e da utilização das piscinas municipais a partir do terceiro filho, ou a oferta do kit escolar a todas as crianças do 1º ciclo.

O seminário da natalidade precede a quinta edição da “Gala Viva a Vida”, que terá lugar no sábado, 18 de março, pelas 16 horas, no Multiusos de Viseu. O evento reúne famílias e bebés de todo o país na celebração da vida e da natalidade. A música, a animação e a partilha de experiência são ingredientes de uma tarde especial, transmitida em direto na CMTV, e que conta com os bebés de Viseu como anfitriões. Marco Paulo, Anjos, Raquel Tavares ou o Coro Mozart, de Viseu, são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical desta edição.

Programa completo do Seminário