Festival de Música da Primavera celebra 10 anos e regressa aos palcos de Viseu em abril

2º Concurso Internacional de Piano, 21 concertos, 18 masterclasses e workshops integram o programa da 10ª edição

O Festival Internacional de Música da Primavera assinala a sua 10ª edição em 2017 e está de regresso aos palcos da cidade de Viseu, entre os dias 7 e 29 de abril. Ao longo de 19 dias, o evento promove 21 concertos e junta na cidade-jardim mais de 300 músicos de vários pontos do mundo para um mês dedicado à celebração artística. A soprano portuguesa Elisabete Matos, uma das cantoras com maior reconhecimento da atualidade, será a “madrinha” do Festival deste ano.

Na sua 10ª edição, a música de câmara conquista um lugar de destaque na programação que, paralelamente, oferece ao público concertos da música antiga à contemporânea, da música elaborada e/ou executada com computador à música coral sinfónica, entre outros géneros musicais. Haverá também a estreia mundial de quatro obras encomendadas pelo festival a compositores portugueses.

A par do cartaz musical, o festival reforça a aposta na formação e qualificação de estudantes e profissionais da música. Terão lugar 12 masterclasses, nas áreas de canto, violino, flauta/piccolo, clarinete, piano e viola d’arco, mas também 6 workshops de percussão, respiração circular, guitarra portuguesa, cravo e órgão, acordeão e guitarra. As inscrições estão a decorrer até 7 de abril, em www.musicadaprimavera.pt

Na sua 10ª edição, o piano volta a ganhar particular destaque, com a realização do 2º Concurso Internacional de Piano de Viseu, que irá atribuir 13.500 euros em prémios. O concurso, aberto a pianistas de várias nacionalidades, decorre entre os dias 25 e 29 de abril, e traz a Viseu novos talentos mundiais do piano, procurando premiar os que mais se destacam. As inscrições podem ser realizadas no sítio web do festival, até 15 de abril.

A componente pedagógica do Festival de Música da Primavera está também garantida. Escolas e instituições de Viseu, como o Centro Hospitalar, o Estabelecimento Prisional, lares e instituições de apoio à pessoa com deficiência, receberão também diversos concertos ao longo do mês. Mais de 2 mil pessoas, desde crianças a seniores, poderão assim contactar com outras experiências musicais, nomeadamente com a música clássica.

A 10ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera é organizada pela Proviseu/ Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão. O projeto é apoiado pelo Município de Viseu, no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura “Viseu Terceiro”, com uma dotação financeira de cerca de 96 mil euros.

Toda a programação pode ser consultada em www.musicadaprimavera.pt.