Câmara de Viseu reforça orçamento com 23 milhões de euros 

Almeida Henriques sublinha que “a robustez das contas do município e o superavit alcançado permitem reforçar o investimento e as políticas sociais” 

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, em reunião pública, uma revisão orçamental para 2017 que traduz um reforço de 23 milhões de euros. Desse montante, quase 18 milhões serão destinados a investimentos. 

A medida resulta do “encaixe” de saldos financeiros positivos de 2016, superior a 30 milhões de euros. Nesta reunião, a Câmara aprovou também os resultados de gestão do ano passado, superiores a 5 milhões de euros, assim como das Águas de Viseu – Serviços Municipalizados, também com resultados positivos de 1 milhão de euros. 

Segundo o Presidente da Câmara, “esta revisão orçamental é a consequência prática de rigor na gestão financeira do Município. Só com este rigor garantimos os meios que permitem reforçar o investimento e assim robustecer as políticas sociais e educativas. A estabilidade financeira alcançada possibilita a aposta contínua nas freguesias, onde nos últimos anos realizámos já centenas de investimentos e obras”. 

Grande parte do reforço orçamental destina-se a reforçar as funções sociais do Município, com mais 14 milhões de euros. Aqui destacam-se as apostas na requalificação do parque escolar. 

Também as funções económicas e o investimento saem reforçados, com uma injeção superior a 7 milhões de euros. Neste capítulo ganham destaque os investimentos previstos na mobilidade urbana, mercados e “VISEU INVESTE”.