Município de Viseu investe 1,5 milhões de euros no apoio ao “Teatro Viriato”

Contrato de cooperação foi ontem assinado com o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu ao abrigo do programa “VISEU CULTURA” 

O Município de Viseu celebrou ontem, dia 22 de fevereiro, um contrato de cooperação com o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV), ao abrigo do programa municipal “VISEU CULTURA”. 

O contrato abrange o quadriénio 2018/2021 e visa o apoio à programação e financiamento de serviços de base ao funcionamento do projeto “Teatro Viriato”, através de um montante global que ascende os 1,5 milhões de euros. 

Através desta linha de financiamento, Município e CAEV estabelecem o funcionamento do “Teatro Viriato” como espaço de produção e apresentação de espetáculos, de criação artística, de exposições, congressos, colóquios e outras manifestações artísticas, tendo em conta a promoção do desenvolvimento cultural e artístico da cidade e da região. 

Por outro lado, é também estabelecida a continuidade do apoio a jovens artistas e grupos culturais, nomeadamente para a criação e apresentação de primeiras obras, onde devem ser desenvolvidas atividades pedagógicas no âmbito do regular funcionamento do Serviço Educativo do Teatro Viriato. 

Com este acordo, espera-se ainda a promoção do projeto “Teatro Viriato” nas redes culturais nacionais e internacionais e a criação, fidelização e desenvolvimento de novos públicos, mantendo o desenvolvimento de um polo de informação cultural permanente. 

O “Teatro Viriato”, apoiado pelo Ministério da Cultura através da Direção Geral das Artes, constitui uma prioridade para o Município de Viseu, que valoriza o seu papel na criação, dinamização e divulgação artística e cultural junto de uma comunidade alargada e diversificada, e onde têm lugar as mais variadas manifestações culturais, como música, dança, ópera e teatro, que respeitam a sua valoração em termos qualitativos.