PARTILHAMOS EM...NOVEMBRO

 

Setor adulto 

Afonso Reis Cabral – A arte de contar

Afonso Reis Cabral nasceu a 31 de março de 1990, em Lisboa, mas foi no Porto que viveu a infância e parte da juventude. Trineto de Eça de Queiroz, desde cedo sentiu o apelo da escrita. Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez Mestrado em Estudos Portugueses e pós-graduação em escrita de Ficção, na Universidade Nova de Lisboa.

Em 2005, com 15 anos, publicou Condensação, o seu primeiro livro, onde reuniu toda a poesia escrita desde os

9 anos de idade. Em 2014 ganhou o Prémio Leya com o romance O Meu Irmão, já publicado também no Brasil, Itália e Espanha.

Em 2017 recebeu o Prémio Europa David-Mourão Ferreira na categoria Promessa e em 2018 o Prémio Novos na categoria Literatura.

Pão de Açucar é o seu segundo romance, publicado em 2018 e vencedor da edição de 2019 do Prémio Literário José Saramago, um dos maiores galardões literários em Portugal.

O seu mais recente livro é Leva-me Contigo, publicado em 2019.

Afonso Reis Cabral é um jovem promissor das letras portuguesas que continuará a impor-se no panorama literário, dando provas de que “os grandes talentos não têm idade”. 

 

Setor infantil e juvenil

Prémio Nacional de Ilustração – André Letria
 

 

O Prémio Nacional de Ilustração, criado em 1996 e atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Biliotecas (DGLAB), tem como objetivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas portugueses ou residentes em Portugal no domínio da ilustração de livros.

André Letria venceu a edição de 2019 do Prémio pelo conjunto de ilustrações no livro A Guerra, com texto de José Jorge Letria.

Esta é a segunda vez que André Letria vence o Prémio Nacional de Ilustração, 20 anos depois de ter sido reconhecido com Versos de fazer ó-ó, também com texto de José Jorge Letria. Noutras edições obteve várias menções especiais por outros álbuns ilustrados.

 

 

Setor Multimédia: cinema

Maria de Medeiros


Maria de Medeiros Esteves Victorino de Almeida, atriz, Cineasta e cantora portuguesa, filha do pianista, compositor, maestro e historiador de música António Victorino de Almeida. Depois de viver a infância em Viena de Áustria, veio com os seus pais para Lisboa em 1974. Aos 18 anos partiu para continuar os estudos em França, onde iniciou carreira como atriz.

Nos Estados Unidos, protagonizou grandes produções como Henry & June, de Philip Kaufman e Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

Maria de Medeiros permanece igualmente fiel ao cinema português onde filmou com Manoel Oliveira, Teresa Villaverde, Joaquim Leitão e Luis Galvão Telles.

 

 

Setor Multimédia: música

Chuck Berry

 Charles Edward Anderson Berry, compositor, cantor e guitarrista, nascido em 1926 na cidade de St. Louis, Missouri, Estados Unidos da América. Considerado um dos pioneiros do género rock and roll.

Com letras focadas na vida adolescente e no consumismo e um estilo musical que incluía solos de guitarra e espetáculo, Chuck Berry tornou-se uma grande influência na música rock.

Johnny B. Goode, Maybellene e Rock and Roll Music são as três músicas de sua autoria que integraram o Rock and Roll Hall of Fame.

Chuck Berry morreu no dia 18 de março de 2017