PARTILHAMOS… AGOSTO

Setor Adulto

Leituras de verão

 

Tempo de prazer, de fruição, de alargamento de horizontes, de novas experiências de vida, de romances.

A qualquer hora, em qualquer lugar.

Entrar num livro é entrar em novos mundos.

À sua espera, todos os dias!

A Biblioteca Municipal apresenta um conjumto de novas sugestões de leitura para as férias de verão.

Venha conhecê-las!

Boas férias! Boas leituras!

 

Setor infantil e juvenil
 
Mia Couto  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

 

António Emílio Leite Couto, de pseudónimo Mia Couto, nasceu na Beira, Moçambique, a 5 de julho de 1955. Adotou este nome porque tinha uma paixão por gatos e porque o irmão não sabia pronunciar o seu nome.

Foi jornalista e professor e é, atualmente, biólogo e autor de poesia, crónicas, romances e contos, incluindo contos infantis. Considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. A sua carreira foi galardoada com diversos

prémios literários, entre os quais o Prémio Vergílio Ferreira (1999) e o Prémio

Camões (2013).

 

 

 

J. F. Rowling  

Autora da série de livros bestseller Harry Potter, J. F. Rowling viu a sua obra homenageada com diversos galardões, incluindo a Order of the British Empire pela prestação dada à literatura infantojuvenil e o Prémio Hans Christian Andersen. Além da carreira literária, a autora é fundadora da Lumos, uma organização que tem como objetivo a criação de melhores condições de vida para as crianças desfavorecidas.

Harry Potter, a sua personagem mais famosa, sopra as velas no mesmo dia do aniversário da autora, no dia 31 de julho.

                                                                               

Setor Multimédia: cinema

Ang Lee

 

 

 

 

Ang Lee, cineasta, produtor e roteirista taiwanês radicado nos Estados Unidos, nascido em 1954 em Taiwan. O seu filme de 1994, Comer, Beber Viver, Homem, Mulher recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e catapultou o cineasta para a fama. Ganhou o Óscar de Melhor Diretor por duas vezes, primeiro por O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e mais recentemente por As Aventuras de Pi (2012), sendo a primeira pessoa de origem asiática a ganhar o Óscar de Melhor Realizador.

 

 

 

 

 

Setor Multimédia: Musica

Anthony Wong

 

Anthony Wong Yiu-ming, cantor, compositor, ator, produtor musical e ativista político de Hong Kong nascido em 1952. Alcançou destaque como vocalista da dupla do Cantopop Tat Ming Pair durante os anos 80, antes de iniciar uma carreira a solo. Os temas dos Direitos transgéneros e do Cristianismo aparecem com frequência nas suas obras. As músicas da banda sonora do filme Comer, Beber Viver, Homem, Mulher (Faith, Hope & Love, Borrowing Your Love e I’m No Angel)

tornaram-no conhecido no mundo ocidental e permitiram-lhe ganhar duas categorias dos Korean Grammy Awards (MAMA) em 1994.

 

 

Setor Multimédia: personagem cinéfila de….Roald Dahl

A girafa, o pelicano e eu

 

 

Roal Dahl, nascido em 1916 e falecido em 1990, foi um escritor britânico, filho de noruegueses. Atingiu notoriedade na década de 1940 pelas suas obras para adultos e crianças e tornou-se um dos escritores mais aclamados do mundo, traduzido em várias línguas. É conhecido principalmente pelos seus livros infantis e várias das suas obras foram adaptadas ao cinema.

O seu livro infantojuvenil A girafa, o pelicano e eu foi publicado em 1985.