Artigos

50 mil euros do Orçamento Participativo será destinado aos jovens

Decorreu ontem, dia 5 de março, o Conselho Municipal da Juventude. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, salientou a estratégia do Município de Viseu na atração de empresas tecnológicas que se estão a instalar em Viseu e, com elas, trazem oportunidades aos jovens. De referir que este ano, a Critical Software já anunciou a abertura de um Centro de Engenharia na cidade-jardim. A tecnológica instalar-se-á na incubadora Vissaium XXI, assim como a recém-anunciada Altice Labs, juntando-se assim a outras empresas como a Biz Direct, à IBM e à Compta. 

Almeida Henriques lembrou a “lógica de dinâmica” com que o executivo olha para a juventude. Anunciou ainda que, do Orçamento Participativo que se segue, 50 mil euros serão dedicados aos jovens, da totalidade dos 350 mil euros que vão ser disponibilizados. O autarca referiu que esta “é uma forma de ir estimulando a intervenção cívica dos jovens na vida do Município”. 

Durante a reunião, que contou com representantes de diferentes organizações juvenis, presidentes das associações de estudantes, das juventudes partidárias e membros da Assembleia Municipal, o Município mostrou disponibilidade e proximidade nesta área. Almeida Henriques fez notar a vontade de querer manter este grupo a trabalhar em rede para que Viseu continue a ser “uma cidade de jovens”. 

A Vereadora com o pelouro da Juventude, Cristina Brasete, abriu o pano às atividades que os jovens têm à disposição durante o ano, salientando Viseu como “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”, num projeto dinamizado pela Fórum Estudante, que envolve parceiros como o Ministério da Ciência e Tecnologia, Direção Geral de Educação, Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, ACP, entre outros. 

Abriu ainda a agenda do mês, marcando o dia 10 de março com a conferência “Começar Hoje”, que tem como foco a capacitação dos jovens na área do emprego e empreendedorismo. Lembra que hoje é mais importante que nunca que os jovens estejam alerta para os novos movimentos de empreendedorismo e ação. 

Na primeira reunião do ano deste órgão consultivo elegeram-se, sem votos contra, os novos secretários. Hugo Ribeiro, da Adamastor, foi reconduzido no cargo e Fabiano Fernandes, da Energética, junta-se pela primeira ao Conselho. 

A ordem de trabalhos contou com a apresentação do Festival EUROPEADE, pelo Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, que convidou os presentes a participar deste acontecimento, salientando a importância do envolvimento dos jovens na valorização e promoção do folclore.