English     Française     Español

Viseu tem denotado um franco desenvolvimento nos últimos anos, embora conservando sempre a herança histórica nas construções e costumes.

É de grande valor a visita aos principais locais de interesse no centro histórico, mas não menos importante de contemplar a missão que a autarquia tem desenvolvido em sensibilizar o público (moradores e visitantes) para a Arte Contemporânea e Ambiente.

Propomo-nos fazer uma visita ao Viseu Contemporâneo, uma cidade moderna e “agitada” que soube romper com os constrangimentos impostos pela antiga muralha. Hoje a “muralha” é outra: a Estrada da Circunvalação, que envolve a cidade e a liga entre si:

As diferentes rotundas que pontuam esta via, têm sido alvo de atenção por parte da autarquia, que pôs nelas o maior cuidado, e as transformou em autênticos narradores da História da Cidade, através de esculturas evocativas mas com linhas modernas e subjectivas. Algumas porém, são lugar de “mimosos” jardins, extremosamente cuidados e organizados.

Iniciamos esta viagem pela “Porta de Viriato”, localizada na entrada de Nelas.

Seguindo em direcção a Este, abrandamos para que possamos observar a estátua dos “Quatro Elementos”, uma estátua que integra na sua composição o elemento água, transformando este espaço num local dinâmico e aprazível.

Continuando a descida pela Circunvalação somos confrontados com a imponente estátua alusiva ao nosso conterrâneo olímpico: Carlos Lopes, personalizado no “Maratonista”. Domina o espaço pela grandiosidade e pela robustez das linhas que organizam esta composição.

A Circunvalação leva-nos agora até à rotunda cibernética, animada por jactos coloridos de água e ambientando o Túnel de Viriato. Aventure-se por caminhos subterrâneos e perceba a magnificência desta obra.

Ao regressarmos à superfície, na saída para o Sátão, observe com especial cuidado e atenção a rotunda “Rosto do Fado”, uma clara alusão ao fadista Viseense: Augusto Hilário.

O verde do Fontelo, à nossa esquerda, ambienta a subida até ao corte na Rua Maria do Céu Mendes, que nos liga à Avenida Emídio Navarro, morada do Teatro Viriato. No final desta, deparamo-nos com o mais arrojado projecto contemporâneo desta cidade: Campo Viriato, onde habita o Multiusos de Viseu.

Aproveite para descansar com um passeio no Fórum da cidade, localizado em frente ao Multiusos, do outro lado do rio...