O Banco Local de Voluntariado de Viseu nasceu em 2016, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, com vista a incentivar a comunidade à prática de voluntariado no concelho.

Esta estrutura local tem por objetivo ser um ponto de encontro entre pessoas que procuram fazer voluntariado, mas também entidades e instituições que estejam interessadas em acolher voluntários nos seus projetos. A saúde, a educação, o desporto ou a cultura são apenas algumas das áreas de atividade onde é possível exercer ou apresentar projetos de voluntariado.

Se gostava de dedicar algum do seu tempo a ajudar os outros, inscreva-se no Banco Local de Voluntariado. Ser voluntário exige não só a disponibilidade de tempo livre, mas também uma atitude responsável e um compromisso para com as instituições que o acolhem. Para além disso, apenas as pessoas com idade superior a 18 anos poderão tornar-se voluntárias.

O que é?

É um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidadee vontade para serem voluntárias e entidades que pretendem integrarvoluntários, designadas organizações promotoras de voluntariado, e que disponibilizam oportunidades de enquadramento em atividades e áreasde interesse social e comunitário.

• Promover o encontro entre oferta e a procura de Voluntariado;
  • Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o Voluntariado;
  • Divulgar projetos e oportunidades de Voluntariado;
  • Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do Voluntariado.

Quem pode ser Voluntário?

O indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Aqueles que estão interessados em desempenhar o papel de Voluntários, encontram no Banco Local de Voluntariado, um espaço adequado para registar a sua disponibilidade e fazer chegar o seu interesse entidades promotoras de programas específicos.

Os interessados deverão candidatar-se através do preenchimento de uma ficha de inscrição, disponível no Banco  Local de Voluntariado, a funcionar no gabinete de ação social da Câmara Municipal. Depois da candidatura, será realizada uma entrevista de seleção e o voluntário receberá uma formação por parte do Banco, antes de ser enquadrado numa instituição, onde será acompanhado e avaliado.

Que organizações podem ser promotoras de voluntariado?

As organizações promotoras de voluntariado são as entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício das suas atividades.

Quais são as áreas de atividade?

As áreas de atividade onde é possível exercer ou apresentar projetos de voluntariado são diversas e disponibilizam oportunidades de enquadramento em áreas de interesse social e comunitário, tais como:

• Desporto
  • Ambiente
  • Desenvolvimento económico e social
  • Justiça

Formação

Entre os dias 23 e 26 de Novembro de 2016, o Banco Local de Voluntariado promoveu uma ação de formação, orientada por Elisa Borges, Coordenadora Técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Esta formação foi direcionada a dirigentes e técnicos das organizações promotoras de voluntariado, e a todos os voluntários inscritos.

Local de Atendimento

Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Viseu