O Aeródromo Municipal de Viseu, também designado de Aeródromo Gonçalves Lobato, está situado a 7 km do centro da cidade de Viseu, na freguesia de Lordosa, beneficiando de uma localização acessível e rápida.

Desde 23 de Dezembro de 2015 recebe um serviço público regular com linha aérea regional que ligará Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão.

 O aeródromo tem uma pista asfaltada com 1200 metros de comprimento e 30 metros de largura, sendo uma das maiores estruturas aeroportuárias da região Centro de Portugal. Dispõe ainda de equipamentos tecnológicos de apoio à navegação e aterragem de aviões, caso do “VOR de aproximação”.

 Resultado de um investimento de modernização, equipamento e segurança, a infraestrutura recebeu, no início de junho de 2014, a certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) que lhe permite assim receber voos comerciais e operações aeronáuticas, cumprindo todos os protocolos de segurança. Atualmente, a infraestrutura é dirigida pelo comandante Paulo Soares, em funções há cerca de um ano.

No aeródromo funcionam serviços do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) do Estado Português. Também se instalarão nesta infraestrutura os meios aéreos do comando distrital da proteção civil. 

 A infraestrutura ganha importância pela dimensão regional de Viseu, em termos demográficos e económicos, e ainda pela proximidade ao Porto, Aveiro e Guarda. É um fator potencial de crescimento do turismo na cidade e na região e de atratividade de investimento.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Morada:

Avenida Aeródromo, Campo,

3515-342, Viseu

 

Coordenadas GPS:

40°43'22.5"N

7°53'25.0"W

 

Contactos:

Telefone: 232 459 849

Email:Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.