RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS 

Sabia que um litro de óleo usado pode poluir um milhão de litros de água?  

E que por cada tonelada que não é encaminhada para um aterro sanitário evita-se a emissão de cerca de 14 toneladas de gases com efeito estufa? 

Deposite os óleos usados nos equipamentos apropriados.  

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão é promotora de um projeto-piloto para a recolha de óleos alimentares usados nos vários municípios associados. A entidade é responsável pela sua aquisição, instalação, recolha e transporte para os locais adequados, dando assim cumprimento à legislação em vigor. 

No município de Viseu, encontram-se disponíveis 30 equipamentos de recolha, constituídos por um contentor exterior com boca de acesso que permite a deposição dos óleos alimentares usados dentro da sua embalagem e um contentor interior removível e substituível aquando da recolha.  

O objetivo da Associação é prestar um serviço que garanta a higiene e salubridade dos locais onde serão instalados os equipamentos, para além da dignificação da imagem da entidade e dos Municípios envolvidos. 
 

Como se processa a recolha? 

A recolha é realizada por uma equipa de um motorista e um cantoneiro, numa viatura de caixa aberta com plataforma elevatória que procede à recolha dos contentores interiores, substituindo-os por um idêntico e vazio. 

Os óleos alimentares usados são transportados dentro do contentor interior até ao Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Tondela, Estação de Transferência de Seia ou Estação de Transferência de Viseu. 

Este processo, além de operacionalmente simples e rápido, evita derrames acidentais na via pública e maus odores associados. 
 

Qual o horário de recolha dos resíduos? 

A recolha é realizada de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, sendo a periodicidade definida de acordo com o grau de enchimento verificado dos contentores. Este nível de enchimento será continuamente monitorizado pelas equipas de recolha de indiferenciados e seletiva.
 

Onde se encontram instalados os pontos de recolha? 

» Freguesia de Viseu

Viso Norte

Rua Dr. Asdrúbal Moreira

Quinta da Carreira

Rua Dr. Azeredo Perdigão

Gumirães - Travessa dos Carvalhos

Quinta do Caixa

Rua Pintor António Almeida

Rua Estevão Lopes Morago

Rua Coração de Jesus

Rua Capitão Leitão

Praça de Goa

Rua Dr. César Anjo

Rua do Inatel

Urbanização Val Rio

Rua Carmindo Nogueira

 

» Freguesia de Abraveses

Santo Estevão

Bairro do Vale

Aguieira 2000

 

» Freguesia de Ranhados

Rua do Cruzeiro

Quinta D'el Rei

Rua do Príncipe Perfeito

Rua Camilo Castelo Branco

 

» Freguesia de Repeses e São Salvador

Travessa Santo António

Bairro da EDP - Rua da Senhora da Graça

Rua da Santa Eulália

Bairro Vila Beira

Urbanização Colina Verde

Paradinha

 

» Freguesia de Rio de Loba

Quinta das Lameiras

Rua São João da Carreira

 

Como depositar os óleos usados? 

Os recipientes com óleos usados devem ser depositados diretamente no oleão, devidamente fechados, numa boca existente no contentor e adaptada para a deposição de garrafas e garrafões até 5 litros, sendo os

recipientes depositados direcionados para um depósito existente no interior do contentor. 

E lembre-se: no oleão apenas devem ser colocados óleos de origem alimentar (pode ser óleo de fritura, azeites, óleos de conservas) e nunca óleo lubrificante de motores.