Dezenas de iniciativas assinalam 15º aniversário da Biblioteca Municipal de Viseu 


Catálogo geral da Biblioteca será disponibilizado online. Terraço do edifício irá receber uma nova sala de leitura

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, assinala em 2017 o seu 15º aniversário com uma programação especial, dedicada a vários públicos e com dezenas de iniciativas e atividades a realizar ao longo de todo o ano.

Na apresentação pública do programa, que teve lugar esta segunda-feira, 23 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, anunciou também a construção de uma nova sala de leitura no terraço da Biblioteca, com o arranque das obras previsto ainda este ano. O projeto será hoje levado a reunião de Câmara.

O ‘pontapé de saída’ na programação será marcado pelo lançamento do catálogo online da Biblioteca, que permitirá a consulta dos fundos bibliográficos tratados, mas também a reserva e empréstimo domiciliário. São mais de 60 mil documentos a integrar este portefólio documental digital.

Diversas exposições serão inauguradas em 2017, fazendo uso do espaço literário. A primeira exposição será inaugurada já este sábado, 28 de janeiro, pelas 16 horas. “Luiz Beira: A paixão pelas artes – O legado a Viseu” nasce de uma parceria com o GICAV, em homenagem ao crítico e colecionador de Banda Desenhada.

Segue-se uma exposição comemorativa dos 15 anos, entre os dias 6 de maio e 26 de agosto, que dará a conhecer ao público algum do espólio mais valioso da Biblioteca. A Virtuosa Benfeitoria e os Forais Manuelinos de Viseu e Povolide são apenas algumas das relíquias a expor, entre outros documentos do Fundo Antigo que remontam aos 153 anos da fundação da Biblioteca Municipal.

Haverá também uma exposição dedicada ao viseense Gilberto Carvalho, tipógrafo e jornalista, que doou o seu espólio literário à Biblioteca, e ao ator e recitador Mário Viegas.

Nos dias 26 e 27 de maio, a Biblioteca organiza um encontro nacional com vários especialistas da área para debater o papel das bibliotecas públicas na cultura e sociedade atual e os principais desafios face à era digital.

Há ainda outro conjunto de iniciativas que promovem o prazer da leitura e convidam a comunidade a interagir. É o caso da Semana da Leitura, entre os dias 13 e 17 de março, para os mais novos, e o clube de leitura “Avós a Ler”, uma tertúlia literária dedicada aos seniores, que terá várias sessões temáticas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de novembro.

A Biblioteca assinalará igualmente os dias comemorativos, como o Dia Mundial da Poesia, do Livro ou do Teatro com espetáculos e animações infantis, oficinas, horas do conto, entre outras, para toda a família.

Ainda no âmbito do 15º aniversário, o Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal, irá promover o Prémio A. de Almeida Fernandes, em homenagem ao historiador português, que tem por objetivo distinguir e incentivar a investigação de estudos na área de História Medieval Portuguesa (entre os séculos V e XV). Esta é uma distinção atribuída anualmente, de organização alternada entre vários municípios, cabendo este ano ao Município de Viseu a sua promoção.

A programação dos 15 anos da Biblioteca Municipal pode ser acompanha aqui, no portal do Município, ou através da página de Facebook do Município de Viseu.

Historicamente, a constituição de uma biblioteca pública em Viseu remonta a 1863. Desde então passou por edifícios como o atual Museu Nacional Grão Vasco, os Paços do Concelho e a “Casa Amarela”. Inaugurada em 2002, a Biblioteca Municipal resultou de um projeto coordenado pelo Arq.º Manuel Tainha, com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. O nome do equipamento presta homenagem a um dos heróis da história da cidade, D. Miguel da Silva, Bispo de Viseu, mecenas de Vasco Fernandes e proeminente intelectual humanista na Europa do Renascimento.