PARTILHAMOS EM …. OUTUBRO

Setor Adulto

Setor Adulto: Henning Mankell (1948 – 2015)


Em outubro, o Setor Adulto destaca Henning Mankell, um dos escritores suecos mais lidos em todo o mundo, traduzido em mais de 40 línguas. Foi o criador do famoso inspetor Kurt Wallander, personagem principal dos seus romances policiais, presente em obras como Cães de Riga, A Leoa Branca e A Quinta Mulher, entre outros.

Apaixonado por África, viveu dividido entre a Suécia e Moçambique desde 1975, onde em 1986 fundou e dirigiu o Teatro Avenida.

Henning Mankell foi um intelectual de esquerda que introduziu a crítica social nos seus romances. Foi ativista contra o apartheid, o colonialismo e a ocupação da faixa de Gaza onde esteve preso em 2010.

Recebeu vários prémios e menções honrosas dos quais destacamos o “Prémio Chave de Vidro” (1982). 

 

“Muitas pessoas cometem o erro de confundir informação com conhecimento. Não são a mesma coisa. O conhecimento implica a interpretação da informação. O conhecimento implica escutar.”

                                                        Henning Mankell  
         

 

Setor infantil e juvenil

George R. R. Martin: O “Tolkien Americano” que iniciou a Guerra dos Tronos (1948 - )

 

George R. R. Martin, argumentista e escritor de ficção científica, terror e fantasia, é o autor da saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo que deu origem à mais premiada série televisiva de sempre: A Guerra dos Tronos.

George R. R. Martin afirma ter sido influenciado pelos escritores Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e por Stan Lee, autor de Homem-Aranha, Incrível Hulk, Thor, entre outros sucessos.

 

O Setor Infantojuvenil destaca o escritor que, desde criança, vive através da magia dos livros. 

 

 

 

Setor Multimédia: cinema

Julie Elizabeth Andrews (1935 - )

 

Julie Andrews, atriz, cantora, dançarina, diretora teatral e escritora britânica. Iniciou a vida artística aos 9 anos, com a sua mãe e o seu padrasto, atuando para as tropas britânicas na Segunda Guerra Mundial.

Estreou-se nos palcos da West End londrina em 1948 e nos palcos da Broadway em 1954. A sua voz levou-a ao reconhecimento público através de interpretações musicais em My Fair Lady, Música no Coração e Mary Poppins, pelo qual recebeu o Óscar de Melhor Atriz (1964).

 

 

 

  

Setor Multimédia: música e teatro

Armando Augusto Freire (1891 – 1946)

 

 

 

Guitarrista e compositor português, mais conhecido por Armandinho, iniciou a sua carreira com a atuação em público no Teatro das Trinas. Em 1914 conheceu Luis Petrolino, o mais famoso guitarrista da altura, tornando--se seu discípulo. Em 1926 fez a primeira gravação em Portugal em microfone de bobine elétrica móvel.

Foi autor de muitos fados que se tornaram “clássicos” como Fado Armandinho, Fado de S. Miguel, Fado Bacalhau, Fado do Ciúme, etc.