PARTILHAMOS EM...OUTUBRO

 

Setor adulto 

José Tolentino de Mendonça – O Homem da Palavra

Em 2018 tomou posse nos cargos de Arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e de Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.

Em outubro de 2019 será nomeado Cardeal, passando ser o segundo mais jovem Cardeal do Colégio Cardinalício.

Os dias contados foi o seu primeiro livro, editado em 1990.

Em 2016 foi distinguido com o Prémio APE, como autor de melhores crónicas publicadas, e recebeu também o Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes.

Na sua obra, José Tolentino de Mendonça aborda temas do cristianismo, relacionando--o com a cultura e a literatura.

Que coisa são as nuvens é o mais recente livro de crónicas publicado, editado em 2015. 

 

Setor infantil e juvenil   

Outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 

O Setor Infantil e Juvenil comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), este ano dedicado ao tema: “Let’s imagine” – “Vamos imaginar”.

O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), institucionalizado na Biblioteca Municipal, tem como missão promover as bibliotecas escolares do Município de

Viseu, fomentando a sua criação e desenvolvimento enquanto centros de recurso de informação destinados à comunidade escolar, bem como contribuir para a formação contínua dos profissionais envolvidos, através da participação em projetos de trabalho concelhio  no planeamento de ações de promoção e dinamização da leitura. É também responsabilidade do SABE o tratamento técnico do fundo documental das bibliotecas escolares (catalogação, classificação, indexação e cotação).

O Setor Infantil e Juvenil assinala o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares incidindo na promoção da leitura e dedicando também um espaço à gestão da biblioteca escolar. 

 

Setor Multimédia: cinema

Christian Vincent


Ator, roteirista e diretor de cinema francês, vencedor de alguns prémios pela direção do filme Sabores do Palácio (2012). Outros filmes sob a sua direção foram A Separação (1994), Quatro estrelas (2006), A Corte (2015).

 

 

 

 

 

  

 

Setor Multimédia: música

Gabriel Yared

Compositor libanês, autor de várias bandas sonoras para cinema. Nascido em Beirute em 1949, mudou-se para Paris em 1969.

Em parceria com Anthony Minghella, produziu as bandas sonoras de filmes como The English Patient (1996), The Talented Mr. Ripley (1999), Cold Mountain (2003) e Breaking and Entering (2006).