PARTILHAMOS EM… FEVEREIRO

Setor Adulto
Fernando Namora – Centenário do nascimento 

Fernando Namora nasceu a 15 de abril de 1919 em Condeixa-a-Nova, na casa que acolhe atualmente a Casa Museu, tendo falecido em Lisboa a 31 de janeiro de 1989. Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, aí integrou a geração de 40, grupo literário que reuniu personalidades marcantes como Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, Joaquim Namorado ou João José Cochofel. Médido de profissão, foi também autor de uma extensa produção literária, divulgada e traduzida em várias

línguas nas décadas de 70 e 80 de século XX.

É sobretudo como ficcionista que o nome de Fernando Namora marca a literatura portuguesa contemporânea, tendo alguns dos seus livros merecido a adaptação para o cinema. Da vasta obra, destacamos Retalhos da vida de um médico, O trigo e o Joio, Domingo à tarde, Resposta a Matilde, O Homem disfarçado e O Rio Triste.

Assinalando-se este ano o centenário do nascimento do escritor, a Biblioteca Municipal presta a sua homenagem através de um apontamento biobibliográfico.

“ O difícil é amar os outros sem lhes recear os ódios ou lhes exigir recompensas”

 

                                                                                                                                                                                   

 

 

Setor infantil e juvenil
Sophia – uma companhia permanente

Sophia de Melo Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de novembro de 1919, no seio de uma família fidalga católica, de origem dinamarquesa por parte do pai. Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa mas não o concluiu. Foi casada com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, de quem teve cinco filhos, fontes de inspiração para os seus contos infantis.

Colaborou nas revistas Cadernos de Poesia e Árvore, onde fez amizade com nomes da literatura como

Ruy Cinatti, Jorge de Sena e Miguel Torga. Foi sócia fundadora da “Comissão Nacional de Socorro dos Presos Políticos” e tornou-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Presidiu ao Centro Nacional de Cultura e à Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Escritores.

Sophia de Melo Breyner é uma das mais conceituadas escritoras contemporâneas e a sua obra é marcada por grandes temas como a natureza, o passado, a justiça social, a liberdade, o amor. A sua obra foi galardoada com vários prémios, dos quais se destaca o Prémio Camões, em 1999.

A literatura infantil em Portugal ficou marcada em obras como O rapaz de bronze, A fada Oriana e A menina e o mar.

Faleceu em 2004, aos 84 anos.

 

"És tu a Primavera que eu esperava
A vida multiplicada e brilhante,
Em que é pleno e perfeito cada instante"                                                                                                                              

                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                        Sophia de Melo Breyner

 

 

 

Setor Multimédia: cinema
Clyde “Gerry” Geronimi (1901 - 1989 ) 

Animador e cineasta norte-americano, célebre pelos seus filmes de animação produzidos pela Walt Disney Pictures, tais como Cinderela, Alice no país das maravilhas, as aventuras de Peter Pan, A dama e o vagabundo, A gata borralheira.

 

 

 

 

 

 
Setor Multimédia: cinema
 
Hamilton Luske (1903 - 1968) 

 

Animador e cineasta norte-americano. Assinou pelo estúdio Walt Disney filmes como Cinderela, Alice no país das maravilhas, as aventuras de Peter Pan, A dama e o vagabundo, Os 101 dámatas.

 

 

 

 

  

Setor Multimédia: cinema 
Wilfred Jackson (1906 - 1988)

 

Animador e cineasta norte-americano, célebre pelos seus filmes produzidos pela Walt Disney Pictures.

 

 

 

 

 

 

Setor Multimédia: musica
Peggy Lee (1920 - 2002 )

 

Norma Deloris Egstrom, de nome artístico Peggy Lee, norte-americana, cantora de jazz tradicional, conhecida por interpretar as canções “Is that all there is?”, “Fever” e “Bella Notte”. Ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas, gravou mais de 600 canções e chegou a ser comparada com as mais importantes cantoras americanas da sua época, tais como Billie Holiday e Bessie Smith.

 

 

 

 

Setor Multimédia: musica
Sonny Burke (1914 - 1980 ) 

Compositor americano famoso pelas músicas “La La Lu”, “The Mambo Man”, “Manbooggie” e “Bella Notte”. Além da banda sonora do filme “A dama e o vagabundo”, foi também o responsável musical das animações “Melody” e “Toot, Whistle, Plunk and Boom”.