PARTILHAMOS EM… AGOSTO

Setor Adulto

Leituras de verão 

O verão continua e a Biblioteca Municipal convida os seus leitores a viajar pelo mundo dos livros partindo à descoberta de novas emoções, lugares, cheiros e sensações.

O setor adulto apresenta uma seleção de novos livros para as férias.

Escolha um livro e aproveite a boa companhia!

 

 

      

  

Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.

                                               Miguel Sousa Tavares            

 

 

Setor infantil e juvenil  

Mia Couto e J. F. Rowling

Julho e agosto são meses de Mia Couto e J. F. Rowling no Setor Infantil e Juvenil da Biblioteca Municipal.

Mia Couto, nascido na Beira, Moçambique, em 1955, foi jornalista e professor, é biólogo e escritor. Estreou-se na literatura infantil em 2001 com O Gato e o Escuro.

Com obra traduzida em várias línguas e uma carreira galardoada com diversos prémios e distinções, Mia Couto ensinou-nos que “a riqueza é como o sal; só serve para temperar.” O sal, assim como a riqueza, pode ser comparado às histórias. Segundo Mia Couto, as narrativas podem ser uma espécie de tempero para a vida quotidiana dos homens. As histórias podem possuir uma natureza semelhante à dos condimentos, entre sabores e prazeres. 

J. F. Rowling, escritora britânica, é a autora da série bestseller Harry Potter. A sua obra, traduzida para várias línguas, foi galardoada com diversos prémios, tais como o Order of the British Empire, o Prémio Príncipe das Astúrias da Concórdia, o Prémio Hans Christian Andersen.

Além da vida literária, a autora é fundadora da LUMOS, uma organização que tem como objetivo a criação de melhores condições de vida para as crianças desfavorecidas. “Não precisamos de magia para mudar o mundo, já possuímos todo o poder que precisamos em nós: temos o poder para imaginar algo melhor”. 

 

Setor Multimédia: música 

Thomas Montgomery Newman
 

Thomas Montgomery Newman, compositor e maestro norte-americano, conhecido pelas bandas sonoras que compôs para inúmeros filmes de cinema, destacando-se estre eles Mulheres do Sul, Beleza Americana, Os Condenados de Shawshank e Wall-E.

Obteve onze nomeações para os Óscares, três para os Globos de Ouro e foi vencedor de dois BAFTA e dois Grammy Awards.

 

 

   

 

 

  

 

Setor Multimédia: cinema

Jon Avnet

Jonathan Michael “Jon” Avnet, realizador e produtor americano, dirigiu e produziu mais de 50 filmes e telefilmes. A sua carreira cinematográfica foi distinguida com várias nomeações para os Óscares, os Emmy e os Globos de Ouro.

Destacam-se os filmes Fried Green Tomatoes (o seu primeiro filme - 1991), The War (1994), Up Close & Personal (1996), Black Swan (2010).