Leia os artigos seguintes que o poderão ajudar a esclarecer algumas dúvidas na utilização dos serviços da BMV.

Como posso tornar-me leitor da BMV?
A utilização do fundo documental da BMV destina-se à população residente e não residente no concelho. A admissão como leitor faz-se mediante a apresentação do Bilhete de Identidade, a Cédula Pessoal ou outro documento oficial, um comprovativo da residência e uma fotografia atualizada. À população residente no concelho é permitida a consulta local e domiciliária do fundo documental da BMV, sendo necessário possuir Cartão de Leitor, emitido pela instituição.

Posso ser leitor da Biblioteca mesmo não residindo no concelho Viseu?
À população não residente no concelho mas que nele estude ou trabalhe, é permitida a consulta local ou domiciliária do fundo local da BMV, pelo período de tempo em que essa situação subsistir. Para o efeito, é necessário apresentar, aquando da sua inscrição como leitor, um documento comprovativo do seu estatuto de estudante ou trabalhador no concelho de Viseu.

Sou utilizador da biblioteca e desejo fazer a requisição de um documento. Como e onde o posso fazer?
Depois de localizar o documento que pretende, deverá dirigir-se ao balcão de atendimento (átrio) e apresentar o seu cartão de utilizador. No momento do empréstimo irá receber o talão de empréstimo correspondente aos exemplares requisitados: deverá conservá-los como comprovativo da requisição e conferir no mesmo a data de devolução dos documentos emprestados.

Quantos documentos posso requisitar e qual o prazo da entrega?
Cada utilizador poderá requisitar até 4 obras por um período máximo de 15 doas úteis, renovável, por igual período, desde que não haja leitores interessados em lista de espera. No caso de obras muito pretendidas, o prazo de entrega será decidido em função da necessidade do documento. O leitor, poderá, ainda, requisitar do fundo audiovisual 2 documentos áudio vídeo (DVD, CD-Room, CD-Áudio e VHS), por um período máximo de 3 dias, sem possibilidade de renovação.

Que tipo de documentos estão disponíveis para empréstimo?
Estão disponíveis para empréstimo todos os fundos bibliográficos, com exceção das obras de referência (dicionários, enciclopédias…), fundo local, obras raras ou em mau estado de conservação. As publicações periódicas, como por exemplo as revistas científicas, podem ser requisitadas por um período de 2 dias, com exceção do último número.

Perdi um livro requisitado. Que devo fazer?
Qualquer pessoa que perca ou inutilize um documento da Biblioteca deverá fazer a sua reposição por outro exemplar da mesma edição ou de edição mais recente. No caso de não conseguir encontrar a obra, por já não se publicar, deverá o leitor comprar um documento de valor idêntico.

Os dias em que a Biblioteca está fechada são contabilizados para efeitos de multas, na devolução de livros em atraso?
Não. O prazo para a devolução de documentos será contado, somente nos dias em que a Biblioteca estiver aberta ao público.

Posso utilizar os serviços da biblioteca sem cartão de utilizador?
Sim. Só para leitura de presença, pois para os restantes serviços é obrigatório a apresentação do cartão de utilizador.

O que é necessário para obter o cartão de utilizador?
Ser residente no Concelho de Viseu, comprovado com documento (recibo da luz, telefone, da água), trabalhar ou estudar (comprovativo de cartão de estudante) no Concelho, por um período igual ou superior a 1 ano.

É necessário mostrar sempre o cartão de utilizador?
Sempre que quiser requisitar documentos para empréstimo terá que apresentar o cartão. O uso do cartão é necessário pois, dá-lhe acesso a todos os serviços da Biblioteca.

Posso requisitar livros com o cartão de outro utilizador?
Não. O cartão é pessoal e intransmissível.