BIBLIOTECA LIVRE NO JARDIM TOMÁS RIBEIRO 

O Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, recupera em 2019 a função histórica e original da Glorieta do Jardim Tomás Ribeiro ao instalar neste local simbólico uma Biblioteca Livre, que funcionará em permanência. 

A partir do dia 27 de abril, nas prateleiras da Glorieta, viseenses e visitantes terão à sua disposição cerca de meia centena de livros de autores portugueses, para crianças, jovens e adultos. 

Em regime de bookcrossing, os utilizadores poderão ler as obras no local, levá-las consigo e deixar outros livros em troca. 

A iniciativa visa estimular o acesso público à leitura, sobretudo de autores portugueses, e a prática da troca de livros entre cidadãos e munícipes. 

Sabia que?

Inaugurada a 4 de julho de 1931, a Glorieta foi uma obra da responsabilidade da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, desenhada pelo Capitão Almeida Moreira. O monumento de planta circular é composto por elementos graníticos e painéis de azulejos com um medalhão central representando o poeta Tomás Ribeiro. Jorge Colaço, genro do poeta, foi o autor das pinturas.