A Cultura assume-se como um dos pilares centrais da governação do Município de Viseu, através de uma politica integrada de valorização e comunicação do património histórico, edificado e simbólico, da oferta museológica, dos centros de formação artística, dos eventos culturais e do desenvolvimento do setor das “indústrias criativas”. Tendo em vista este grande objetivo, o Município de Viseu avança, entre outras, com diversas apostas e estratégias: 

» VISEU CULTURA: um instrumento financeiro de apoio a projetos culturais independentes. Tem como objetivo sustentar, diversificar, alargar e simplificar o acesso a estímulos para a criação, programação e revitalização cultural no concelho. A formação de públicos, a promoção da sustentabilidade e a inclusão de outras necessidades e manifestações culturais são outros objetivos visados.  

Mais informações AQUI.  

» Feira de São Mateus: desde 2015, o Município de Viseu tem em curso uma estratégia de revitalização, qualificação, modernização e promoção da feira histórica de Viseu, com 626 anos. 

Mais informações AQUI.

» Fomento de atividades de leitura e escrita 

» Valorização da Rede Municipal de Museus

» Acolhimento, organização e promoção da EUROPEADE 2018 – Festival Europeu de Folclore e definição estratégica de valorização das tradições de folclore

» Promoção e organização de eventos enoturísticos, numa lógica de promoção integrada da gastronomia, vinhos do Dão, arte urbana/rural e literatura  – “Tons da Primavera/ Festival de Street Art”, “Festa das Vindimas” e “Vinhos de Inverno/ Festival Literário de Viseu”; 

» Concretização da 1ª fase do Museu de História da Cidade

» Valorização e promoção da Quinta da Cruz enquanto espaço simultaneamente museológico, educativo e ambiental; 

» Promoção de uma agenda cultural nas mais variadas áreas artísticas.

Mais projetos podem ser conhecido no menu lateral.