MUSEUS MUNICIPAIS DE VISEU

Em Viseu existem 8 Museus Municipais que exploram o património histórico, natural, arqueológico e artístico da região. Conheça-os!
 Acompanhe a agenda completa dos museus de Viseu e outras atividades disponíveis em www.visitviseu.pt 

 

 

EM EXPOSIÇÃO

 

Exposição temporária “Rodrigues da Costa”

26 de março de 2017 a 10 de setembro de 2017

Casa das Memórias, Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira e Quinta da Cruz

A exposição traduz um périplo pela obra incomum de Rodrigues da Costa e estará presente em quatro museus municipais de cidade. Na Casa da Ribeira predominam os desenhos, nomeadamente autorretratos e séries relacionadas com a temática dos “touros” e membros alongados. Já na Casa das Memórias estarão expostas obras em pastéis e aguarelas, nas quais o artista trabalhou a presença e ausência da cor num panorama abstrato. No Museu Almeida Moreira é possível observar várias lacas inspiradas nos granitos da Serra da Estrela, inerentes à última fase do trabalho de Rodrigues da Costa, aquando da sua residência em Seia. O quarto e último núcleo, a Quinta da Cruz, apresenta pinturas a óleo e acrílicos.

Mais informações:
232 423 343 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
232 427 471 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
232 427 428 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
232 469 241 (Casa das Memórias)

 

Exposição temporária “Escultura de Raiz”

18 de fevereiro de 2017 a 28 de maio de 2017

Quinta da Cruz

Na Quinta da Cruz,  “Esculturas de Raiz” apropria-se dos espaços de atendimento e dos jardins, convidando a comunidade a interagir com as obras artísticas num espaço alternativo.

A exposição apresenta peças escultóricas, de médias dimensões, na sua maioria realizadas em aço corten, e resulta de um trabalho conjunto de três artistas formados em Artes Plásticas, pela Universidade de Belas Artes da Universidade do Porto - Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé 

No currículo dos autores constam exposições, a organização de simpósios nacionais e internacionais e a organização de workshops artísticos no meio urbano. O seu trabalho caracteriza-se essencialmente pela grande cumplicidade artística, “numa alternância cíclica de utilização e partilha de espaços e momentos de criação”.

Mais informações: 232 423 343 e Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Exposição temporária “Luíz Beira: a paixão pelas artes – O legado a Viseu

28 de janeiro de 2017 a 22 de abril de 2017

Biblioteca Municipal Dom Miguel Silva

A exposição homenageia o crítico e colecionador de banda desenhada Armando Corrêa, mais conhecido por Luiz Beira. O autor doou uma grande parte do seu acervo de literatura alternativa à Biblioteca Municipal, contribuindo para a criação de uma BDteca com o seu nome, que foi dada a conhecer ao público aquando da inauguração do novo espaço bibliotecário de Viseu, em 2002.

Atualmente, o acervo documental da BDteca Luiz Beira contempla mais de 9300 documentos, entre eles álbuns, fanzines e revistas de banda desenhada, livros de teatro e cinema, e outros materiais e publicações, à disposição dos leitores e amantes das histórias aos quadradinhos. Edições únicas como o volume que reproduz as pranchas originais de François Craenhals para o álbum “Le Piège”, da série Chevalier Ardent, ou outras obras com dedicatórias personalizadas a Luiz Beira de alguns dos maiores nomes da banda desenhada, são algumas das ‘joias’ que integram a extensa lista de documentos de acesso reservado e grande valor histórico. 

Mais informações: 232 432 524 e Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..