Banco Municipal de Livros Escolares.

Com o objectivo de proporcionar às famílias carenciadas, Escolas, IPSS, Associações de Solidariedade ou outras, a disponibilidade de manuais e livros escolares usados, mas em condições de serem reutilizados, a Câmara Municipal de Viseu lança mão do projecto:

Banco Municipal de Livros Escolares. Sensível à necessidade de consolidar a responsabilização social da população em geral, esta é uma das formas para também incentivar toda a Comunidade Escolar ao respeito pelo livro. Pretende-se incrementar o bom uso dos Manuais Escolares e a sua reutilização, com fins sócio - económicos.

O projecto tem ainda como objectivo a vertente pedagógica, no que toca ao contributo para a educação para a cidadania dos nossos alunos.
Ao mesmo tempo que se cria no aluno o respeito pelo livro, tenta-se evitar que o percurso escolar de qualquer aluno seja interrompido pela falta de material escolar.
Incentiva-se o uso correcto dos manuais, sem os danificar para que os mesmos possam ser utilizados por outros.
Evita-se que os manuais sejam desprezados, depois de usados durante um ano lectivo. Proporciona-se aos alunos uma actividade promotora da tolerância, tendo em vista a sua formação integral, contribuindo para um melhor ambiente, numa clara política de reutilização de materiais e com gestão proveitosa do papel.
Deste forma, o Banco Municipal de Livros Escolares contribuir activamente para um melhor ambiente, para uma correcta gestão do papel e para a utilização dos livros sem qualquer gasto, podendo assim constituir uma sensível poupança para as famílias.
Para tanto proceder-se-á a uma campanha de recolha de usados e/ou ofertados quer através das escolas, agrupamentos, editoras e outras pessoas individuais e colectivas.

Registo
Regulamentos

A Câmara Municipal de Viseu conta com o contributo de todos.