Acompanhando o desenvolvimento económico, social e cultural que Viseu sustenta, é importante promover iniciativas que ajudem à visibilidade do progresso em que todos participamos.

Promover um melhor conhecimento de nós próprios, o que somos e o que fazemos, é uma forma de reforçar uma identidade coletiva em que se fundamentam laços de solidariedade, interesses comunitários, perspetivas de desenvolvimento e estratégias políticas.

A mostra das realidades do Município deverá possibilitar uma reflexão sobre a própria vida da cidade e contribuirá decididamente para se avaliarem os modelos que enformarão os caminhos do nosso futuro coletivo.

Este projeto, sendo organizado com o objetivo de potenciar um melhor conhecimento sobre Viseu, deve contribuir também para a sua divulgação nacional e ser, dessa forma, elemento fundamental de desenvolvimento social, cultural e turístico.

Não se pode defender o que não se conhece. Por isso é fundamental que se facultem aos cidadãos os meios que permitam o reconhecimento do progresso que Viseu tem. É que muitas vezes passamos ao lado das coisas e não damos a devida importância às transformações que se operaram.

Assim, tão importante como dar a conhecer a realidade das freguesias do Município de Viseu, é torná-la próxima e útil, desenvolvendo, formas de animação em tomo de atividades económicas e culturais, apelativas e interessantes para a maioria das pessoas.