O que é a Orquestra Juvenil de Viseu?

A Orquestra Juvenil de Viseu é um projeto de educação, inclusão cultural e formação artística de talentos na área de música, promovido pelo Município de Viseu. Insere-se nos objetivos do programa “VISEU EDUCA” e recebe o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.
 
Desenvolvido numa parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu, o projeto visa formar uma orquestra clássica, com cordas, sopros e percussão, constituída por crianças e jovens do concelho de Viseu, assim como por professores (preferencialmente jovens) e profissionais que concorram para uma formação artística de excelência.
 
A inclusão social através do envolvimento de instituições que trabalhem com pessoas portadoras de deficiência ou lares da terceira idade, a oferta de concertos pedagógicos para crianças do 1º ciclo do ensino básico, a formação de novos públicos culturais e a promoção do património cultural da cidade-região são outros dos objetivos a que o projeto se achará vinculado.
 
Será da responsabilidade da Câmara Municipal de Viseu assegurar, direta ou indiretamente, os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto e o funcionamento da Orquestra. O Conservatório de Música de Viseu terá a seu cargo a direção artística, a programação pedagógica e o recrutamento dos professores necessários ao seu bom desenvolvimento e funcionamento.
 
O plano anual de atividades da orquestra será definido em conjunto com a Câmara Municipal de Viseu e o Conservatório de Música, sendo criado um Conselho Consultivo para o projeto.
 
A Orquestra Juvenil de Viseu realizará estágios anuais e concertos no período de férias de Natal, da Páscoa e de Verão, atuando ainda, regra geral, nas comemorações do Dia do Município e realizando um conjunto de 10 concertos pedagógicos para públicos escolares.
 
Os estágios serão ministrados por um corpo docente especializado, na sua maioria professores do Conservatório de Música, que contará com um ativo de 11 professores nos naipes de cordas, sopros e percussão.