1. Missão e objetivo
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental tem um objetivo pedagógico com a divulgação dos valores ambientais.

 O CMIA tem como principais objetivos:
- Ser um veículo de promoção das questões ambientais, fornecendo informação,
- Promover e gerir a informação resultante das monitorizações ambientais,
- Contribuir para a tarefa global de sensibilização e educação Ambiental dos cidadãos, necessária para a aquisição de valores, conhecimentos e práticas que contribuem para a manutenção e promoção da qualidade ambiental

O CMIA é um veículo de Educação Ambiental, potenciando a transmissão de conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos ambientais dos visitantes e restantes cidadãos, divulgando os valores ambientais de uma forma leve e divertida, convidando a mexer, descobrir, ouvir, procurar e experimentar, jogar e realizar atividades práticas, entre as quais:

  • Atividades de interior (ateliers de experimentação) e exterior (percursos, visitas, saídas de campo).
  • Ações específicas para grupos alvo

Exposições, Seminários, palestras, workshops, comemoração de efemérides.
O CMIA pretende ser um espaço aberto a todos, desde os mais jovens aos mais idosos.

No CMIA está também sedeado o BMLE – Banco Municipal de Livros Escolares.Com o objetivo de proporcionar às famílias carenciadas, Escolas, IPSS, Associações de Solidariedade, a disponibilidade de manuais escolares usados, em condições de serem reutilizados, o Município de Viseu, criou o Banco Municipal de Livros Escolares em 2011. Pretende este projeto, incentivar toda a Comunidade Escolar para o bom uso do livro e a sua reutilização.
É um modelo que pretende ver reforçada a consciencialização do valor do livro e a necessidade do seu reaproveitamento, contribuindo ativamente para um melhor ambiente, para uma correta gestão do papel e para a utilização dos livros sem qualquer encargo económico.

Doe os livros escolares usados dos seus filhos e contribua para que crianças desfavorecidas tenham igual acesso à educação. Podem ser entregues ou requisitados manuais escolares usados durante todo o ano.

1.1. História do Edifício
Breve apresentação - O CMIA está instalado em dois edifícios situados na margem esquerda do Rio Pavia, na zona da Balsa, onde anteriormente funcionava um moinho e um lagar de azeite.
Estas construções datam do final do séc. XVI e mantiveram-se em funcionamento até à década de 60. Constituem um conjunto de dois edifícios, sendo o maior, um lagar de azeite, que funcionava com uma roda vertical (azenha) e o mais pequeno um moinho de rodízio para cereais.
O moinho de cereais terá tido como seu primeiro usufrutuário uma padaria situada nas proximidades. Os cereais eram ali moídos, seguindo-se o fabrico do pão na padaria. O milho era o cereal mais utilizado por ser também o mais abundante na região.
Estes edifícios, para além das funções já referidas, tinham também uma função comunitária. Muitas pessoas ali se dirigiam para moerem os seus cereais ou, produzirem o seu azeite com a sua própria azeitona.
Os edifícios foram reabilitados em 2005, no âmbito do Projeto Polis levado a cabo pela Sociedade Viseu Polis, tendo sido criado o CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viseu.


2. Atividades
Visitas diárias sujeitas a marcação prévia no caso de grupos.
 

Exposição
“Lixo?! O teu papel é importante!”
A exposição consiste na sensibilização do percurso dos resíduos domésticos desde que os adquirimos até ao destino final adequado.
Ateliês
Ateliês sujeitos a marcação prévia
- Papel reciclado
- Onde está toda a água do planeta
- Vamos fazer reciclagem
- Papagaio Renovável 

3. Outras Valências:
Banco Municipal de Livros Escolares

4. Informações
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta. 9h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Morada
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viseu (antigos moinhos da Balsa)
Rua José Branquinho
3510-001 Viseu
Coordenadas GPS
Latitude 40º39’46,85’’N
Longitude 7º55’10,62’’W
Telefone
232 449 165
Email Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Preço:
Entrada Gratuita