1. Missão

Pretende-se dar a conhecer um dos mais ilustres intelectuais viseenses do séc. XX – Dr. José Coelho, expondo a sua coleção arqueológica, oferecida pela família, permitindo conhecer um pouco da arqueologia da região de Viseu, cumprindo um compromisso da autarquia de Viseu, assumido desde 1979.

2. História e edifício

A Casa do Miradouro é um dos edifícios civis, do século XVI, mais impressionantes da cidade, destacando-se pela sua longa fachada de magnificência e pela envolvência dos seus jardins.

Apesar das várias intervenções barrocas na fachada principal e do fecho do último piso, na torre, ainda se consegue perceber na perfeição a invocação da casa manuelina/renascentista, mandada edificar por Fernão Ortiz de Vilhegas, sendo que o mesmo não se pode dizer do seu interior e restantes alçados, dado serem fruto de intervenções profundas, alterando o carácter original deste imóvel.  

Atualmente o edifício alberga na sua ala esquerda, a sede da Viseu Novo SRU e na ala direita a coleção arqueológica.

3. Coleção

A exposição de caráter permanente “Dr. José Coelho: a Paixão pelo Passado”, assenta o seu discurso museográfico em torno de José Coelho, recorrendo para isso a um conjunto de elementos materiais e gráficos que o definem como pessoa.

Professor, político e historiador, José Coelho notabilizou-se sobretudo pelos seus estudos de história e arqueologia regional.

A sua verdadeira paixão era a Arqueologia. Assim, descobriu em 1911 o Dólmen de Mamaltar de Vale de Fachas e em 1912 as Antas da Pedralta, em Viseu e em 1917 a necrópole do Paranho, em Tondela. Os resultados das escavações que efetuou nestes monumentos são ainda hoje excelentes bases de trabalho e de estudo da arqueologia regional. A sua incessante procura em compreender o passado e de o dar a conhecer, fez deste investigador um percussor na defesa do Património, tendo contribuído imenso, para o conhecimento da história da cidade e da região.

Ao longo da sua vida foi recolhendo e juntando na sua Casa da Via-Sacra um interessante espólio arqueológico. Após a sua morte, os seus filhos ofereceram, em 1979, a coleção de peças e apontamentos (Cadernos de Notas Arqueológicas) à Câmara Municipal de Viseu, que se comprometeu a tê-la exposta. Esta coleção esteve patente em várias exposições temporárias desde essa altura, encontrando-se exposta desde 1980 na Casa do Miradouro, onde foi alvo de duas reestruturações. As obras de recuperação deste edifício, obrigaram à sua desmontagem em 2010, tendo a câmara Municipal de Viseu aproveitado para reorganizar a exposição com uma nova abordagem museográfica, contemporânea e dinâmica.

Do conjunto de peças selecionadas, destaque especial para uma placa-ídolo pré-histórica pintada, única do género, para a belíssima taça em terra sigillata do Castro do Banho e para o altar romano de Penaverde.

A visita à exposição permitirá conhecer Dr. José Coelho, esta interessante personagem, aprender com ela, observar os seus registos e admirar as peças.

1. Atividades

Visitas guiadas: marcação prévia.
Encontros Culturais

Cadernos de Notas Arqueológicas

2. Informações

Morada
Casa do Miradouro
Largo António José Pereira

Telefone
232  425 388
Email: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Email: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS: 
40º 39´ 31.49" N 
7º 54´ 40.43" O

Horário de funcionamento
Terça a domingo
10h00 – 12h00  e 14h00 – 17h00

Encerra à segunda-feira e feriados

Preço
Entrada gratuita