1.
Missão e objetivos:
1.1. História e Edifício
Casa solarenga barroca, mandada edificar na 1ª metade do século XVIII, por José de Teixeira Carvalho. 
A longa fachada é engrandecida pelas janelas, dispostas em dois registos, com plásticas molduras de granito de recortes sinuosos e extremidades relevadas. São interrompidas por dois importantes portais, coroados por frontões de lanços, nos quais se elevam os brasões dos Teixeiras de Carvalho.
A Capela, edificada em 1748, completa a frontaria. A exuberante cantaria da fachada reflete o decorativismo barroco no interior da Capela, dedicada a Santo António, onde se conjugam as diferentes linguagens artísticas numa obra de arte total: o retábulo de talha dourada de estilo joanino combina-se com o azul dos painéis de azulejos figurativos que revestem a totalidade das paredes e com o colorido da pintura da cobertura.
O retábulo, de estilo joanino, é coroado por Santo António com o Menino (escultura em madeira estofada e policromada, de produção datável do séc. XVIII), ladeado por Nossa Senhora da Conceição (escultura em madeira estofada e policromada, de produção datável do séc. XVIII) e por São José com o Menino (escultura em madeira estofada e policromada, de produção datável do séc. XVIII).
Sobre a mesa do altar, encontra-se Cristo Crucificado (escultura em madeira policromada, de produção datável do séc. XVII, com crucifixo e base), ladeado por Nossa Senhora das Dores (escultura em madeira dourada e policromada, com revestimento em glacis sobre o manto azul, e de produção datável do séc. XVIII) e por São Francisco de Bórgia (escultura em madeira estofada e policromada, de produção datável do século XVIII). Estas duas esculturas ainda que não pertencessem à Capela, mas sim ao Solar, foram restauradas e colocadas sobre a mesa do altar, bem como as que ladeiam a mesa: São Sebastião (escultura em madeira policromada, de produção datável do séc. XVII/XVIII) e São José (escultura em madeira policromada e dourada, de produção datável do séc. XVIII).
As paredes da Capela são totalmente revestidas por painéis de azulejos figurativos do século XVIII, representando a vida e obra de Santo António, merecendo destaque os painéis de “Santo António pregando”, “Adoração do Santíssimo Sacramento”, “Libertação do pai da forca” e “A cura dos enfermos”.
O teto da Capela representa a Apoteose de Santo António, na qual se encontram inscrições latinas.
A Capela de Santo António foi alvo de obras de restauro, tendo sido inaugurada a 13 de Junho de 2011, pelo senhor Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas.


2. Atividades

As visitas guiadas deverão ser previamente marcadas pelo telefone 232425388 ou email: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

3. Informações

Horário:
Segunda a Sexta das 09h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Está encerrada aos sábados, domingos e feriados de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Coordenadas GPS:
40º.65’ 69. 20’’ N
7º91’21.57’’ W

Telefone:
232 425 388

Morada:
Rua dos Andrades
3500 Viseu

Preço:
Entrada Gratuita

endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.