CENTRO HISTÓRICO DE VISEU

Viseu tem sido repetidamente reconhecida nos últimos anos como “a melhor cidade para viver”, com melhor índice de satisfação de qualidade de vida do país. É ainda uma das maiores cidades médias portuguesas e o maior centro urbano fora das áreas metropolitanas e da faixa litoral continental.

Com perto de 50 mil habitantes e sede de um concelho com perto de 100 mil, Viseu apresenta uma dinâmica demográfica muito positiva, com um aumento de cerca de 16 mil habitantes nas últimas duas décadas e uma densidade populacional muito acima dos valores médios do país.

Viseu é uma cidade singular no panorama nacional em termos de capacidade e de atração e radicação de pessoas e atividades, mesmo num contexto de perda e de contração que se verifica no país e, em particular, no Interior.

É no centro da cidade – o seu Centro Histórico – que se encontram muitos dos recursos e oportunidades para o desenvolvimento de Viseu.

É aqui que repousa a sua identidade, o seu caracter único e distintivo, parte significativa do seu património cultural e artístico, e se desenvolvem muitas das atividades e eventos de caracter cultural e artístico. É ainda no coração da cidade que se localiza o potencial de atratividade turística e de criação de novas atividades ligadas à criatividade e inovação.

O Município de Viseu está a trabalhar na revitalização do Centro Histórico. Consulte aqui o “Plano de Ação para a Revitalização do Centro Histórico de Viseu”.