Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de VISEU 2020


O Município de Viseu apresentou ao PORTUGAL 2020 a sua candidatura de “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano” (PEDU), a 30 de setembro de 2015.

Esta iniciativa constitui o quadro estratégico que abre portas à constituição do Município de Viseu enquanto Autoridade Urbana no PORTUGAL 2020 (condição exclusiva para os “centros urbanos de nível superior”) e o seu acesso a financiamento comunitário tendo em vista a realização de investimentos estruturantes nos domínios da regeneração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Viseu, da inclusão de comunidades socialmente desfavorecidas (em particular relacionada com os Bairros Sociais) e da promoção de uma mobilidade urbana eficiente e sustentável.

Os programas estratégicos “VISEU PRIMEIRO 2013/2017” (Dez. 2013), “VISEU VIVA” (Set. 2014) e “VISEU EDUCA” (Set. 2014) configuram os principais referenciais estratégicos do PEDU de Viseu.

Observando o enquadramento regulamentar do PORTUGAL 2020, que preestabelece objetivos estratégicos e tipologias de investimento, o PEDU de Viseu é composto por 3 grandes planos de intervenção, a realizar até ao termo do PORTUGAL 2020 (2022):

  • Plano de Ação de Regeneração Urbana; 
  • Plano de Ação Integrado para Comunidades Desfavorecidas; 
  • Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. 


Saiba mais na apresentação síntese do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viseu