Município de Viseu prepara aprovação de um novo Plano Municipal para a Igualdade

Em reunião do Executivo, o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, deu nota da preocupação do Município sobre a elaboração de um Plano Municipal para a Igualdade, dossiê que se iniciou em 2017, ano no qual se apresentou em plenário do CLAS de Viseu a primeira proposta.

Este tem sido um documento dinâmico, desenhado em perfeita articulação com todos os parceiros, e que resulta de um amplo diagnóstico social (onde se realizaram questionários a 292 colaboradores do Município e 136 inquéritos a entidades que integram o CLAS), no qual foi recolhida a informação necessária para a sua execução.

Na vertente interna, analisou o papel do Município enquanto entidade produtora de conhecimento sobre a realidade local; enquanto entidade promotora da imagem do Município e dos seus princípios de ação; e enquanto entidade empregadora.

Desta análise resultou a definição de 3 eixos de intervenção: Planeamento estratégico, Recursos Humanos e Comunicação.

Na vertente externa,  analisou o papel do Município enquanto entidade interventora no território e promotora da equidade e coesão social. Definiram-se para esta vertente 2 eixos de intervenção: Território e Relação com a Comunidade.

No Plano de Ação foram delineadas um conjunto de iniciativas tendentes à disseminação da Igualdade nas 5 áreas estratégicas mencionadas, através da definição de objetivos operacionais, indicadores e metas, tendo em consideração a necessidade da sua permanente monitorização e ajustamento.

Prevê-se a aprovação do plano de ação no próximo plenário do CLAS de Viseu, estudando já o Município a elaboração de uma candidatura para a atualização futura do Plano Municipal para a Igualdade e a Não-Discriminação.

Recorde-se que foi já com o atual Executivo Municipal que foram eleitas as 3 primeiras Presidentes de Junta. Também o Executivo Municipal é paritário, contando ainda a estrutura orgânica do Município com 9 Chefes de Divisão e 13 Dirigentes de 3.º Grau. Também a coordenação de todos os museus municipais é assegurada por colaboradoras.