LINHA MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL “VISEU AJUDA”

O Município de Viseu tem em funcionamento, desde o passado dia 23 de março de 2020, a Linha Municipal de Emergência Social “VISEU AJUDA”, um serviço de apoio disponibilizado durante o período crítico da pandemia de Coronavírus (COVID-19).

A quem se destina?
Pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento, mobilidade reduzida ou outra situação de emergência social, que necessitem de uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis.

Quais as respostas garantidas pelo VISEU AJUDA?
» Fornecimento/entrega de refeições a pessoas carenciadas ou em situação de quarentena;
» Aquisição e/ou transporte de medicamentos (não inclui o pagamento dos mesmos, com exceção de situações de carência comprovada);
» Aquisição e/ou transporte de bens de supermercado (não inclui o pagamento dos mesmos, com exceção de situações de carência comprovada);
» Pequenas reparações domésticas urgentes (que ponham em causa a habitabilidade da casa) destinadas a famílias carenciadas e idosos com dever especial de proteção (a partir dos 70 anos, nos termos do decreto-lei que regula a execução do Estado de Emergência).
Estas respostas são garantidas através da receção dos pedidos e o devido encaminhamento, através da rede social do concelho.

Quais o horário de funcionamento do serviço e os contactos à disposição?
Este serviço de apoio social está em funcionamento sete dias por semana, de segunda-feira a domingo, entre as 9 e as 20 horas.
É acessível por telefone e email:
» Número gratuito 800 210 098

LINHAS TELEFÓNICAS DE APOIO PSICOLÓGICO GRATUITO

No âmbito da crise da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Município de Viseu disponibiliza, desde 1 de abril, um novo serviço da linha VISEU AJUDA, orientado para o apoio psicológico à população.

QUE LINHAS SÃO ESTAS E QUAL O TIPO DE APOIO?

As linhas disponibilizadas permitem dar respostas a carências de apoio psicológico, escuta e aconselhamento especializados à população de Viseu, realizados por profissionais com formação. Parte da equipa de psicólogos colabora com o Município a título de voluntariado.

Como gerir o isolamento, a separação social ou a ansiedade da crise são algumas das questões que poderão ser expostas, com confidencialidade, através destes números de telefone.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE APOIO PSICOLÓGICO VISEU AJUDA?

O serviço de apoio psicológico VISEU AJUDA é gratuito. Apenas a chamada é paga, de acordo com o tarifário de quem liga. Estão disponíveis os seguintes contactos, nos respetivos horários.

» 969 077 584

Dias úteis: 10H00 - 13H00 | Fins-de-semana: 10H00 - 18H00

» 969 077 611
Segunda a sexta-feira: 14H00 - 18H00

Complementarmente, a Cruz Vermelha Portuguesa (Centro Humanitário do Vale do Dão), disponibiliza também um serviço de apoio psicológico, de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 18H00, através do número 939 416 319.