LINHA MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL “VISEU AJUDA”

O que é?

A linha municipal “VISEU AJUDA” é um serviço de apoio que o Município de Viseu disponibiliza durante o período de pandemia (COVID-19), 5 dias por semana, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, destinado a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento ou outra situação de vulnerabilidade social, que necessitem de uma resposta imediata e/ou prolongada para um conjunto de bens e serviços básicos, nomeadamente a aquisição de medicamentos e de compras de supermercado (bens alimentares e outros essenciais – produtos de higiene pessoal e de casa).

Quais os objetivos?

1. Agilizar e garantir respostas sociais, facilitando o acesso de pessoas e famílias em situação de carência económica e social;

2. Criar um interface único de contacto rápido, garantindo o atendimento, registo e encaminhamento das necessidades abrangidas pela linha;

3. Disponibilizar informações que possam facilitar o dia-a-dia dos munícipes em situação económica e social frágil, através da realização de encaminhamentos.

A quem se destina?

1. Pessoas e famílias carenciadas residentes no concelho de Viseu;

2. Pessoas em quarentena, em isolamento social/familiar ou com dificuldades de mobilidade e que necessitem de uma intervenção imediata de apoio social.

Que serviços presta?

1. Receção e encaminhamento de pedidos para resposta aos seguintes serviços:

- Compras de medicamentos (situação de carenciada económica comprovada documentalmente);

- Compras de supermercado (situação de carenciada comprovada documentalmente);

2. Orientação de situações sociais críticas, informação útil e aconselhamento.

Quando funciona?

A linha VISEU AJUDA funciona 5 dias por semana, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, através de contacto via telefone ou email.

Quais os canais de contacto?

Número telefónico gratuito: 800 210 098 (chamada gravada)