“EU GOSTO DO MEU BAIRRO”

Plano Municipal de Requalificação de Bairros 2017-2018

Conheça o plano de ação, os bairros e o tipo de intervenções a executar no horizonte

O Município de Viseu tem em marcha um programa de requalificação de vários bairros residenciais da cidade. “Eu gosto do meu bairro” elege 8 bairros das freguesias de Viseu, Abraveses e Ranhados, carentes de intervenção prioritária, cujas obras serão executadas nos próximos dois anos, 2017-2018. O investimento municipal ascende os 2 milhões de euros. Ao conjunto destes 8 bairros somam-se ainda outros, com início de execução no ano de 2019.

As obras de requalificação respondem a diferentes necessidades, mediante as prioridades de intervenção de cada bairro. Alguns casos requerem uma intervenção mais profunda, nomeadamente ao nível da reformulação de infraestruturas de esgotos, águas e eletricidade. Outros são aqueles que exigem melhorias no ambiente urbano, com a reformulação e reforço da iluminação pública, a arborização e ajardinamento do espaço público, a melhoria da acessibilidade, construção de passeios e qualificação do estacionamento automóvel, assim como a construção ou requalificação de equipamentos de apoio.

O plano municipal “Eu gosto do meu bairro” irá beneficiar 14 mil residentes até 2018, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, mas também para o reforço da segurança, acessibilidade e atratividade destes bairros. O lema lança ainda o desafio à comunidade para conhecerem os projetos e “darem a cara” pelo seu bairro e pela sua transformação.