A Ação Social do Município de Viseu estrutura-se em vários Projetos e Programas, a saber:

1)Programa Viseu Solidário, consubstanciado no Plano de Apoio a Pessoas e Famílias e que prevê:

1.1)Apoio Alimentar
1.2)Apoio Complementar a Despesas Extraordinárias de Saúde
1.3)Acompanhamento Social
1.4)Apoio a Famílias Numerosas
1.5)Programas Habitacionais: Viseu Solidário, Prohabit, Prohabita, Solarh e elaboração gratuita de projetos de construção

2)Programa de Habitação Social, cujo objeto envolve a gestão social, patrimonial e financeira dos empreendimentos e fogos de habitação social.

3)Programa Rede Social

4)Projeto de Voluntariado Naturalmente Solidário, que visa o combate a situações de isolamento e exclusão dos seniores do Concelho.

5)Programa de Apoio à População Sénior:

5.1) Cartão Municipal do Idoso
5.2) Projeto Natal Solidário, através da distribuição de cabazes de Natal
5.3) Séniores mais ativos: Espaço Intergeracional, com viatura de apoio ao domicílio

6)Conselheiros Locais para a Igualdade que se constituem como elementos dinamizadores das políticas locais, promovendo uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, sendo este um dever fundamental do Estado no âmbito da defesa e promoção dos direitos humanos.

7)Programa de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Maus Tratos, concretizado na participação municipal da Comissão de Proteção a Crianças e Jovens em Risco, através de protocolo com o ISS – Instituto da segurança Social, I.P. consubstanciado no apoio logístico, técnico e administrativo.

8) Programa de Aconselhamento e Informação aos Jovens, através do CMJ - Centro Municipal Jovem, com apoio nas áreas do consumo, psicologia, nutrição e empreendedorismo.

9)Apoio a Pessoas com Deficiência:

9.1) Planos de Promoção da Acessibilidade e Mobilidade
9.2) Provedor do Cidadão com Deficiência
9.3) Projeto “Reintegrar” – Apoio Itinerante à Cegueira Adquirida em Idade Tardia, concretizado através de protocolo celebrado com a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.

10)Programa de Inserção Social, concretizado no Núcleo Local de Inserção, o qual procede à análise dos processos dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, envolvendo vários serviços (Segurança Social, Município, Educação, Saúde, IPSS, entre outras entidades).

11)Apoio à população jovem e adulta desempregada na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, através do Gabinete de Inserção Profissional.

12)Apoio ao arrendamento consubstanciado no Mercado Social de Arrendamento, no qual o Município de Viseu assume o papel essencial de decisor na seleção e validação das candidaturas apresentadas.

13)Apoio às vítimas de violência doméstica, concretizado através de protocolo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da igualdade e a Secretaria de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.