A Câmara Municipal de Viseu desafiou, a 9 de fevereiro de 2015, o Conselho Estratégico do Município para desenvolver de uma estratégia integrada para a valorização do mundo rural e do agroalimentar no concelho, num horizonte a 10 anos.

O programa “Viseu Rural” concretiza essa visão, em objetivos estratégicos e eixos de intervenção. Pode aceder ao documento síntese de apresentação (em fase de consulta e debata) aqui.

O programa “Viseu Rural” aposta nas potencialidades de desenvolvimento do mundo rural e do setor agroalimentar e florestal de Viseu, e nas capacidades de quantos nele trabalham, procurando responder às preocupações sentidas pelos seus agentes e, simultaneamente, aos reptos de melhoria da qualidade de vida nas freguesias rurais e nas aldeias.

A estratégia é aberta e faz apelo a diversas parcerias e será sujeita à apreciação da Assembleia Municipal.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “as nossas aldeias e paisagens, recursos e produtos, tradições e saberes são um ativo que precisamos de valorizar, com quem aí vive e trabalha. Por outro lado, cumpre-nos salvaguardar condições de melhoria da vida no espaço rural, garantindo maior coesão local, mas também maior atratividade e fixação de pessoas e atividades.”