Primeira Meia-Maratona do Dão quer atrair 2000 participantes

A primeira “Meia-Maratona do Dão – A Corrida da Emoção” realiza-se a 21 de Setembro, em Viseu, no Dia do Município. Integrada na programação da 1ª Festa das Vindimas do Dão em Viseu, o evento quer atrair 2000 participantes, em especial turistas amantes do running e de destinos vinhateiros. As inscrições estão abertas na Internet em www.meiamaratonadao.pt 

A apresentação e o lançamento da competição foram realizados esta quarta-feira, 13 de agosto, pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, pelo organizador e diretor-geral da Global Sport, Paulo Costa, e pelo presidente do Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”, Olímpio Coelho, na presença de diversos parceiros locais, regionais e nacionais. 

A direção técnica da 1ª Meia-Maratona do Dão será assegurada por João Campos, prestigiado técnico de atletismo português, com extenso palmarés olímpico, mundial, europeu e nacional, e diretor técnico das “Running Wonders”. O Grupo “Os Riberinhos” é parceiro local da organização, que renova assim neste evento a sua longa tradição de atletismo em Viseu. 

Além da Meia-Maratona, que se realiza num percurso de 21 quilómetros pelo Centro Histórico de Viseu, as portas medievais do Soar e dos Cavaleiros, o Rossio, a avenida Europa, a rotunda Carlos Lopes (em homenagem ao campeão olímpico), a mata do Fontelo e a Cava de Viriato, serão realizadas uma Mini-Maratona (10 quilómetros) e uma Caminhada Solidária (5 quilómetros), cuja receita reverterá em parte para fins sociais. 

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, a Meia-Maratona do Dão será “um acontecimento marcante no Dia do Município, aberto à região e ao país” e “reforça a atratividade da primeira festa das vindimas do Dão”, que se realiza esse fim-de-semana. “É uma nova aposta na promoção de Viseu enquanto destino cultural, vinhateiro e turístico com potencial internacional”, afirmou. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou “o envolvimento entusiástico e construtivo da comunidade e da cidade-região no conjunto das realizações que estão a ser preparadas. É um motor que faz andar o projeto.”

Para além dos demais eventos integrados na festa das vindimas, será organizado um programa de iniciativas paralelo à meia-maratona. Em particular, uma “Exposaúde” (com as instituições de saúde e ensino locais) e um workshop subordinado ao tema do “turismo ativo”.

O Solar do Vinho do Dão será o local de receção e secretariado da prova, onde se realizarão a entrega dos kits e dorsais dos atletas, assim como a feira de parceiros e patrocinadores.

São parceiros do Município de Viseu na “1ª Festa das Vindimas do Dão” a CVR do Dão, a CIM Viseu Dão Lafões e a ADDLAP, garantindo o Turismo do Centro um apoio financeiro ao festival.

O organizador da 1ª Meia-Maratona do Dão, Paulo Costa, anunciou por sua vez o estabelecimento de “uma rede de parcerias locais com mais de uma dezena de entidades”. Nesse conjunto estão o Regimento de Infantaria de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação de Atletismo de Viseu, o Moto Clube de Viseu, o “Grupo Correr Viseu”, a Associação Comercial do Distrito de Viseu, e os ginásios da cidade.

O Município de Viseu patrocinará com 30 mil euros a 1ª Meia-Maratona do Dão, cuja organização é promovida pela Global Sport. O contrato de patrocínio garante ao Município os direitos sobre a marca do evento.