2014 Marca início de um novo ciclo da Feira de São Mateus

A mais antiga feira ibérica arranca a 8 de Agosto e promete revitalizar tradições populares num grande evento nacional

Precisamente a um mês do arranque daquele que é a mais antiga feira franca ibérica, a Câmara Municipal de Viseu apresentou as principais novidades da Feira de São Mateus 2014. Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara, “este ano marca uma viragem e o início de um novo ciclo deste grande cartaz de Viseu”.

Para a programação e promoção da Feira de São Mateus dos próximos anos, o Município definiu três grandes objetivos: reconciliar a cidade dos viseenses com o certame; construir as memórias das novas gerações; atrair novos públicos, afirmando a Feira como um produto turístico autêntico e de qualidade.

“Os primeiros fundamentos da nova Feira são lançados este ano”, prometeu Almeida Henriques.

Uma ligação forte e assumida à cidade e ao Centro Histórico, que serão parte integrante da programação; a valorização da Cava de Viriato, que pela primeira vez terá um programa de visitas guiadas; a oferta de um espaço central de promoção de Viseu; a adoção do Dão como vinho oficial da Feira e a instalação durante o mês de Agosto do “Entre Aduelas”; a utilização do Orfeão de Viseu como segundo palco; o reforço das parcerias locais e nacionais para promoção da região; e uma nova estratégia de comunicação e marketing do evento são algumas das grandes novidades.

Este ano, a Feira de São Mateus recuperará ainda as tradições do fogo preso e do cinema na Feira e dedicará dias especiais ao Emigrante (16 de Agosto) e a Viriato (31 de Agosto).

Um espaço de promoção dos vinhos do Dão e uma mostra dos concelhos do Alto Paiva, Dão e Lafões funcionarão, nos meses de Agosto e Setembro, junto do espelho de água, valorizando a presença do rio Pavia no campo da Feira.

“Esta será, cada vez mais, uma feira da cidade-região. A Feira de São Mateus é de Viseu, mas é um certame de vocação regional e com dimensão nacional”, apontou Almeida Henriques.

O evento que este ano tem a sua 622ª realização lança, pela primeira vez, um grande mote à comunidade: “Nós gostamos de feirar”. Este será o slogan de lançamento do evento, que levará a feira para o coração da cidade e dos viseenses.

O tão aguardado cartaz da Feira de São Mateus este ano multiplica-se e surge com cinco grandes mensagens: “70 concertos espetaculares”, “50 eventos e exposições”, “9000 m2 de diversões”, “30 tascas e restaurantes” e ainda “35 Dão Sabores de Portugal”.

Já o palco principal da feira traz, como é tradição, um naipe diversificado de concertos e atuações a Viseu. Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira, Blind Zero, Paulo Gonzo, João Pedro Pais, entre outros, atuarão na Feira de São Mateus.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu adiantou ainda que a Feira de São Mateus de 2014 apresentará um novo serviço de entrada e acolhimento na Feira.

Pela primeira vez será usado um sistema mecânico de entrada, controlo e segurança e será disponibilizado um serviço profissional de acolhimento e informação ao visitante. “Ficaremos a saber, com rigor, quantos visitantes tem a feira, em que dias e por que portas”.

Na mesma ocasião, Almeida Henriques anunciou que será realizado, também pela primeira vez, um “estudo de impacto económico e comunicacional da Feira de São Mateus e da sua marca”, cuja coordenação caberá ao Instituto Politécnico de Viseu.