Anunciado plano para tornar infraestruturas municipais mais amigas do ambiente

O vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas, anunciou ontem, dia 4 de Junho, que o Município avançará com a elaboração de um diagnóstico e de um plano de intervenção para a ecoeficiência das infraestruturas municipais em 2014.
No anúncio, em conferência de imprensa no parque Aquilino Ribeiro, Joaquim Seixas destacou que “precisamos de um comportamento de consumo coletivo mais racional, mais económico, mais sustentável, e precisamos de realizar no futuro próximo um upgrade dos equipamentos e dispositivos de consumo, nomeadamente com recurso ao “Novo QREN”.”
Joaquim Seixas assumiu como objetivo da autarquia reduzir, pelo menos, 25% os números de consumo de água nos serviços centrais da Câmara Municipal e, para isso, realçou a importância de envolver toda a comunidade numa “atitude ecológica e racional no consumo de água”.
Para evidenciar a importância do papel de cada um neste processo de responsabilização ambiental, Joaquim Seixas referiu o consumo de agua nos balneários do Fontelo, onde são consumidos 7 milhões de litros de água por ano. Neste caso, o objetivo passa também por reduzir o número em 25%.
Na véspera do Dia Mundial do Ambiente, o vice-presidente anunciou ainda que o Centro Histórico de Viseu passará a ter um serviço regular de recolha de papelão pelos operadores económicos.