Colóquio “D. Miguel da Silva - A Obra ao Tempo” decorre em Viseu, dias 21 e 22 de novembro

Este colóquio surge no celebrar dos quinhentos anos da Santa casa da Misericórdia de Viseu, com o propósito de mapear algumas das abordagens que sobre o Bispo D. Miguel da Silva – o “quase-Papa” português – Provedor desta instituição, existam e possam ser continuadas no futuro.

O Colóquio "D. Miguel da Silva - A Obra ao Tempo” integra o Projecto Habitar [Património] Viseu, um projeto de sistematização científica e académica de períodos, geografias e agentes históricos que permitem apreender na totalidade o tempo em que vivemos Hoje. Este projeto procura ainda contribuir para o alicerçar de futuros desenvolvimentos da investigação, apresentando ou auxiliando na criação de condições para a apresentação do conhecimento histórico tal qual se vai consubstanciando.

D. Miguel da Silva (Évora, c.1480 – Roma, 1556), Bispo de Viseu, assume-se na História como um relevante prelado português. Por sua influência, um vasto conjunto de encomendas foram realizadas e tenderam ao definir de um gosto e de uma estética que, passados cinco séculos, são reconhecidos como inspiradores e pioneiros no panorama nacional.

O acesso ao colóquio é gratuito sendo apenas sujeito a inscrição prévia através do email:Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Programa disponível em http://projectopatrimonio.com/habitar.

Cartaz