Lista de projetos do 1º Orçamento Participativo de Viseu é publicada a 27 de Outubro

Mais de 70% das propostas seguirá para votação pública

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anuncia esta segunda-feira, 27 de outubro, pelas 14 horas, nos jardins da Casa do Miradouro, no centro histórico de Viseu, os resultados da 1ª fase do Orçamento Participativo de Viseu, cumprindo o calendário previsto.

Na prática, será agora conhecida a lista dos projetos que serão submetidos a votação pública, depois de verificados o enquadramento e a viabilidade legal e financeira das 72 propostas recebidas entre 25 de junho e 24 de agosto.

Almeida Henriques garantiu já que “a análise realizada foi isenta de preconceitos e juízos de valor e que mais de 70 por cento das propostas seguem em frente, deixando o poder da decisão para a votação popular.”

Este Orçamento Participativo é o primeiro do concelho e distrito de Viseu e disponibiliza, nesta edição pioneira, 75 mil euros para concretizar projetos para o Centro Histórico da cidade.

Antes do período da votação, decorrerá uma fase de apresentação de reclamações para contestar a não elegibilidade das propostas que foram canceladas ou das que foram objeto de fusão considerando a complementaridade das intervenções propostas.