Em Viseu, a Vindima é festa também para os mais pequenos

A Festa das Vindimas do Dão, em Viseu, não esquece os mais novos e tem preparada a "Vindima Petiz", no dia 20 de Setembro, sábado, pelas 17 horas.

Em pleno centro historico de Viseu, no Mercado 2 de Maio, o Município de Viseu desafia 100 crianças a pisar uvas das vinhas do Dão do concelho, em balseiros tradicionais. No final, e antes que a fermentação inicie o seu processo, provam o fruto do seu esforço.

Com o apoio da Escola Superior Agrária, estará instalado um mini laboratório onde cada um dospetiz ficará a conhecer o processo de produção do vinho, colocando as mãos na massa. Instrumentos como refractrómetros, termómetros de estufa e provetas serão as ferramentas do dia.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal, “a participação dos mais jovens nos ciclos da terra é uma aposta na formação da identidade local. Esta iniciativa é também uma semente para a sustentabilidade e o futuro da cultura da vinha em Viseu.”

As inscrições para as vindimas do Dão em Viseu, para crianças, adultos e famílias, fazem-se em www.vindimasviseu.pt