De 24 a 28 de setembro - Vaivém Oceanário “navega” até Viseu

O Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento, leva a Viseu, de 24 a 28 de setembro, diferentes experiências e atividades de acesso livre e gratuito.

A população da cidade terá oportunidade de conhecer os bastidores do dia-a-dia no Oceanário, desvendar os segredos do trabalho de um biólogo aquarista, descobrir o que come o peixe-lua, como se faz o acompanhamento de uma raia grávida ou porque os tubarões perdem tantos dentes. A poluição dos oceanos, o consumo sustentável de peixe e marisco e o impacto da humanidade nas alterações do clima, são temas também explorados, através de atividades lúdicas e educativas.

O público escolar poderá aprender tudo sobre os répteis marinhos mais antigos do planeta numa atividade que apresenta a exposição temporária do Oceanário, dedicada às tartarugas marinhas e que termina já no próximo dia 28 de setembro.

Para os professores e educadores, realizar-se-á o workshop “Na Crista da Onda” onde são apresentadas ferramentas e desenvolvidas atividades que facilmente serão integradas no contexto escolar, incluindo materiais e atividades que desafiam o interesse dos alunos.

No dia 26 de setembro, o Vaivém Oceanário convida o Grupo Lobo a apresentar o projeto de conservação do lobo-ibérico, através de uma ação sobre a biologia e ecologia desta espécie. Para os mais novos, o Grupo Lobo, irá realizar um teatro de fantoches com a peça adaptada, “Pedro e o Lobo”. Com estas iniciativas, o Oceanário de Lisboa pretende dar a conhecer e envolver as populações nos projetos de conservação da biodiversidade desenvolvidos por entidades governamentais ou organizações independentes, a nível local, regional e nacional.

Quase a completar 10 anos de “navegações” pelo país, o Vaivém já levou experiências educativas e a literacia dos oceanos a mais de 150 mil portugueses.

Ver cartaz

Vaivém Oceanário

Local: Viseu | Parque Aquilino Ribeiro

Data: 24 a 28 de setembro

Escolas: 24 a 26 de setembro – 9h30 às 12h30 e 14h00 às 17h00

Apresentação Grupo Lobo: 26 de setembro – 9h30 às 12h30

Workshop para professores e educadores: 25 de setembro – 17h30

Público em geral: 27 de setembro - 10h30 às 13h00 e 14h30 às 17h30

28 de setembro – 10h30 -13h00

Informação para marcações :

Junto do Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Viseu

Telefone: +351 232 427 427

Vá até www.oceanario.pt e à página de facebook  e conheça melhor o Oceanário de Lisboa

Para outras informações, contactar:

Cátia Rangel Santos| Tânia Tadeu - YoungNetwork Group

Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

910 948 262 | 926 534 465